DRAMA :: SOU ALTO CONTRASTE E QUERO USAR NUDE

Consultoria de Imagem
29/01/2017

Antes de começarmos, uma pequena introdução para quem ainda não está por dentro da noção de “contraste” na análise cromática. Este é a medida que avalia a diferença entre seu tom de pele e elementos como o cabelo, os olhos, sobrancelhas e afins. Quanto mais discrepantes, maior o contraste. Portanto, se você tem pele clara e o resto bem escuro, você é “alto contraste“. Neste caso, as cores mais distantes do tom da sua pele são os melhores para você. O nude (ou bege) sendo por definição o seu tom de pele, se torna uma cor ruim para a coloração de alto contraste (há raras exceções, mas é por aí). Agora podemos começar!

contraste nude copy

Este post é dedicado a Renata Vasconcellos e à sua preferência pela cor menos contrastante do mundo, o nude. Já falei algumas vezes  sobre como eu fico insuportável assistindo aos jornais… Fico reparando nas cores de todos! Mas minha intenção é boa. Eu queria ajudar, rs. Quando penso nisso, sempre lembro da Renata Vasconcellos e suas produções em tons de bege. Eu a acho a mulher mais linda do Brasil, sem brincadeira. Por isso, fico para morrer com essa história do bege. Um desperdício

renata-vasconcellos  Screen Shot 2017-01-29 at 1.27.50 PMScreen Shot 2017-01-29 at 1.26.38 PMScreen Shot 2017-01-29 at 1.28.51 PM   

Se você é como ela, de alto contraste, e com um amor profundo pelo nude, não se desespere. Eu gosto de acreditar que a consultoria não é sobre o que você não vai usar, mas sobre como você vai usar. É preferível ficar na sua cartela? Sim. Mas se você ama, quem sou eu para reprimir? Se você vai usar mesmo, então vamos pensar nas maneiras que vão funcionar melhor para você. Eu mesma tenho uma única camiseta bege, de linho, que não abro mão, apesar da minha coloração que passa longe dela. A modelagem é maravilhosa, o material é lindo, então eu me permito… Com alguns truques na manga:

Screen Shot 2017-01-29 at 1.52.18 PM

Cabelo solto: quando eu vou usar uma cor errada (é raro, sou disciplinada… Com cores, rs), a primeira coisa que eu faço é manter o cabelo perto do rosto. Por isso, nessas ocasiões eu evito fazer um penteado. Os fios escuros ali funcionam como uma espécie de “escudo”. Não resolve tudo, mas ajuda bastante.

Screen Shot 2017-01-29 at 1.43.07 PM

Batom contrastante: vou de bege? Então o batom é vinho, vermelho vivo… Qualquer cor bem destoante da minha.

Reforço nos olhos: para evitar a aparência abatida, dou uma “engordada” nos cílios e na sobrancelha com sombra opaca preta e um pincel fino. Lembrando que minha sobrancelha e fios são naturalmente pretos. Se os seus são castanho-escuro, vá de marrom escuro. 

alto contraste

Contraste nas bijoux: contraste no colar é ótimo! Isso porque fica bem entre você e a blusa. Lenços também! Brincos são bons, se forem evidentes, rs.  

Contraste na Terceira peça: se você me viu de bege, eu provavelmente estava acompanhada de meu cardigã prata (a peça que mais usei na vida). Lembrando que o brilho bem brilhante pode fornecer contraste também. Mas poderia ser um blazer escuro ou uma jaqueta de cor viva, por exemplo. 

Duas considerações: quando digo nude, é a cor da sua pele – que ocorre de ser tipo bege nesses casos. Sobre peles negras, eu acredito que não existe esse tipo de contraste na natureza em negras, na versão inversa. Já imaginei se fosse alguém com tom bem escuro de pele e cabelo e sobrancelha grisalhos bem brancos, mas ainda assim, acho que não é a mesma diferença. Vale igual para negras platinadas. Por isso eu costumo considerar que para negras é quase sempre médio ou baixo contraste, a menos que a pele seja relativamente bem clara. Como uma Rita Ora com peruca preta, por exemplo. Mas o mundo está cada vez mais miscigenado e diversificado, ainda posso cruzar com alguém que me surpreenda! 

Retomando, se você adora nude e ele não é seu amigo, vale usar o repertório de truques acima como uma compensação. E se você conhece a musa Renata Vasconcellos, encaminhe este post para ela. E diga que sou fã!

Beijos,

gabi

POSTS RELACIONADOS

“VERMELHO ME CAI BEM”
TRUQUE :: TRANSPARÊNCIA E COLORAÇÃO
POST DEFINITIVO SOBRE CONTRASTE & COLORAÇÃO PESSOAL
QUÃO IMPORTANTE É A MAQUIAGEM PARA O SEU CONTRASTE?
  1. Fernanda Em 30/01/2017

    Hahahaha adorei o bom humor e a referência à Renata Vasconcellos. Também acho ela lindíssima, aliás, o que é aquela sobrancelha? Linda, linda.


    Responder

  2. Priscilla Em 31/01/2017

    Ótimo post! Super bem explicado e exemplificado. Estou pronta para colocar os truques em prática!


    Responder

  3. Danielle Em 02/02/2017

    Tive que comentar!!! Porque também acho a Renata Vasconcelos a mulher mais linda do Brasil!!!!!


    Responder

  4. Juliana Em 19/02/2017

    Gabi, isso explica muita coisa mesmo!!! Amei o post!! Eu sou altissimo contraste e nunca entendia pq o nude nao me caia bem. Agora queria sua ajuda pra dar dicar de usar como usar trench coat (o classico bege) sendo alto contraste. Serio! Comprei um com fundo mais quente que me realcou um pouco mais, mas mesmo assim to me achando esquisita. Sou apaixonada pela peça e antes eu a achava super democratica, mas to vendo que nao eh bem assim! Quando for ao Rio quero uma consultoria sua! Bj


    Responder