O BATOM VERMELHO DE CADA CONTRASTE

Beleza
12/04/2017

É uma realidade triste: mas nem todas as cartelas da análise cromática têm a cor vermelha. Isso significa que nem todas serão valorizadas pelo clássico dos clássicos. De 12 cartelas, umas 3 não têm nenhum tom da cor. Mas as pesquisas acerca da percepção do batom vermelho só indicam benefícios. O departamento de R&D da Chanel concluiu numa pesquisa que lábios rubros são um indicativo de juventude/vitalidade (sobrancelhas marcadas também, caso alguém queira saber, rs). Uma outra pesquisa com garçonetes apontou que as moças de batom vermelho ganhavam mais gorjetas – e era só com esta cor, o rosa não mudou nada. 

Então como proceder para achar seu batom vermelho ideal? Mesmo que você não tenha essa cor na cartela? Minha recomendação é se orientar pelos contrastes. Observando a harmonia entre o tom de pele, cabelo, olhos e sobrancelhas, dá para chegar numa receita de sucesso, ainda que aproximada. Saber se seu tom de pele é quente, frio ou neutro também ajuda, mas isso vai um pouco além do que podemos saber sem uma análise cromática, rs. Usando o contraste como referência, eis algumas ideias do que eu faria:

Sugestão: De Propósito – Maybelline

Alto contraste: Batom vermelho vivo ou em tons escuros, bem distantes do tom da pele. Quanto mais diferença com a pele, melhor. Eu sou Alto contraste e o batom que eu mais uso ultimamente é o De Propósito, da Maybelline, de fundo neutro (acredito eu). Olha como uma cor bem saturada fica bem para quem tem essas características.

 

Sugestão: Ruby Woo – MAC

Médio-Alto Contraste: Eu gosto de dizer que o Contraste é como o ponto da carne. Existe um meio-termo. Para quem está entre o médio e o alto, um tom vivo, apenas mais fechado como o Ruby Woo da MAC, por exemplo é uma boa pedida. Mas vale lembrar que ele tem uma pitada mais fria no pigmento. Se você sabe que é quente, encontre um equivalente mais puxado para o laranja que para o rosa.

batom vermelho

Sugestão: Jeanne – Nars

Médio Contraste: nesta etapa, gostaria de lembrar que contraste é relativo. A Kim já teve vários, ao mudar mais que um camaleão. Então se oriente por esta foto. Além disso, existem vários tipos de médio contraste. Alguém mais branca que a Kim, com o cabelo também mais claro, pode ter a mesma característica. Pense numa Emma Watson, por exemplo. Por isso, o batom vermelho é relativo também. Para a Kim, um como o Jeanne da Nars, que faz um contraponto com a pele dela, mas não muito alto. Se fosse a Emma Watson, o batom teria que ser mais claro também. 

Sugestão: Vermelhou – Quem disse Berenice?

Médio-Baixo Contraste: A própria Zendaya muda bastante, mas alguém com tom de pele bem próximo ao do cabelo e afins, fica por ali, entre o médio e o baixo contraste. O batom vermelho dela segue a mesma lógica, algo próximo do tom de pele. Ou seja, algum como o Vermelhou da Quem Disse Berenice?, que não é nem muito escuro, nem muito vibrante

batom vermelho

Sugestão: Cereja Intenso – Avon

Baixo Contraste (branca): Esse é o mais difícil para mim. Isso porque o vermelho sempre vai acabar destoando de alguém como a Amanda Seyfried. Mas minha sugestão é encontrar algo o menos vibrante possível, sem ser escuro. Algo como o Cereja Intenso da Avon. Eu nunca vi esse batom ao vivo, infelizmente. Pelas resenhas na web, era o que mais se encaixava na minha pesquisa. Mas vale procurar algo assim como na foto.

 

Sugestão: Leo- Kylie Cosmetics

Baixo contraste (negra): Lupita sempre me salva da escassez de fotos de meninas negras no Pinterest (ou talvez eu nunca tenha descoberto como procurar). No caso de mulheres de baixo contraste que são negras, a lógica se inverte um pouco. Os batons de tons mais fechados são os melhores, porque se aproximam mais do tom de pele. Mas nada vibrante, como no caso anterior. O Leo da Kylie Cosmetics me parece uma boa opção.

Sei que estou devendo um  post mais abrangente sobre contrastes, mas acredito que esse já dá uma boa noção nas explicações. Claro que, no caso de uma análise cromática, os contrastes são informações complementares. Ou seja, é importante conciliar ambos. Até porque, duas pessoas bem diferentes podem ter uma mesma cartela – porque o que conta para a análise é a pele. O resto a gente ajusta em função dela. Por ora, para quem nunca fez análise cromática, os contrastes já vão ajudar bastante!

Beijos,

gabi

POSTS RELACIONADOS

OS 10 BATONS DA MAC MAIS VENDIDOS – E A SUA COLORAÇÃO
SE ESSE CABELO FOSSE MEU :: JULIANA PAES
PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO, INVERNO :: ANÁLISE CROMÁTICA
ENGANANDO O CONTRASTE COM CARA DELEVINGNE
  1. Ana Em 13/04/2017

    Oi Gabi! Adorei o Post, pois sempre tive dificuldade com batom vermelho. Sou baixo contraste (acho eu! kkkkk) e o único vermelho que uso é o Cruella da Nars, um vermelho fechado, é uma alternativa para o contraste da Amanda Seyfried. Beijos


    Responder

  2. Laura Em 13/04/2017

    Gabi, esse é o meu dilema! Sou outono suave – vermelho não é das melhores cores… E eu amo batom vermelho. Concordo com a Ana que o Cruella parece uma boa opção para as meninas médio/baixo contraste. Alguém sabe mais alguma? Estou doida atrás de batons vermelho/avermelhados, pq não desisti!


    Responder

  3. João Em 15/04/2017

    Gabi, orientais(japonesas, coreanas) se enquadram em qual perfil? Alto ou médio alto contraste? Beijos


    Responder

  4. Gabriela Em 17/04/2017

    Adoro batom vermelho bem escuro, mas bom saber que para o meu contraste não é o melhor! http://www.alemdolookdodia.com


    Responder

  5. Marina Em 26/04/2017

    Oi, Gabi! conheci seu blog a pouco tempo mas já estou apaixonada pelo seu trabalho! me interesso mto por visagismo, estou lendo Phillip Hallawell e cada vez mais interessada.
    Sobre batons vermelhos vc conhece o arlequina do Pausa para feminices? só vende online, ele é o puro pigmento vermelho (Bruna descreve assim), eu tenho e acho lindo!acredito ser alto contraste como vc, acredito que vc vá gostar.
    Agora me diz, pq parece sempre mais dificil a gente se auto analisar do que os outros? kkk sempre fico em duvida sobre minhas características..

    se experimentar o batom conta pra gente!
    bjs


    Responder