UM VÍRUS NO SEU ARMÁRIO: OS SAQUINHOS

Comportamento
13/06/2017

Eu sou uma pessoa hiperbólica, sabemos. Mas não é exagero quando eu digo que o seu armário, sua vida, está (muito provavelmente) tomada por um monstro disfarçado de utilidade: saquinhos. Saquinhos de TNT ou tecido. Sim, aqueles saquinhos que acompanham ou você compra para armazenar sapatos no guarda-roupa ou em viagens… Aquilo é um vírus!

saquinhos sapato organizacao armario consultoria de imagem

Ano passado eu li o livro da Marie Kondo a Arte da Organização. Spoiler alert: não é sobre organização coisa nenhuma, é sobre descarte. Ainda assim é maravilhoso! Depois da leitura eu fiz uma limpa completa e joguei fora/doei milhares de coisas. Dentre os itens mais inúteis e omnipresentes da minha vida estavam os tais saquinhos. Eu tinha dezenas deles! O suficiente para encher uma sacola de lixo de 100 litros. Já imaginou? E olha que eu sequer guardo meus sapatos dentro deles. 

saquinhos sapato organizacao armario consultoria de imagem  

Eu tinha isso tudo para o clássico “vai que eu preciso“. E como eles não estavam todos num mesmo lugar, (se espalham como um vírus, eu disse!) eu nunca notei que havia tantos. E digo mais: como Consultora de Imagem, vejo o armário de muita gente e posso garantir: não é exclusividade minha. Já vi muitas vítimas com a mesma taxa de contaminação (algumas devem se reconhecer nete post, rs). E permita-me fazer uma afirmação controversa: você não precisa dos saquinhos. Calma que eu explico. 

saquinhos sapato organizacao armario consultoria de imagem

A verdade é que apesar do saquinho ajudar a conservar o aspecto do sapato (mas lembrem que dependendo do material, pode ser ruim, já que o couro precisa respirar e ainda tem a umidade depois do uso), ele é péssimo na hora de montar o look. Se você guarda seus sapatos embalados, você não consegue vê-los todos de uma vez quando precisar compor uma produção. Resultado: você vai acabar usando sempre os mesmos. Eu sei que poucas pessoas privilegiadas conseguem dispor de espaço para guardar todos os sapatos à vista, mas quanto mais evidentes eles estiverem para você, melhor. Assim fica fácil pensar fora da caixa e criar algo diferente. 

Eu mesma tenho tentado reduzir o número de pares para manter só aqueles que eu consigo ver dentro do armário. Não adianta ter 100 modelos se você só enxerga 10. Aqueles saquinhos que têm uma “janelinha” transparente ajudam, mas não é a mesma coisa que deixar em evidência. Já para viagens, eu recomendo que você guarde uma meia-dúzia destes sacos e só. Eu joguei quase tudo fora, porque criei terror, rs. Até os das bolsas eu me livrei. Guardei só os daquelas que têm algum potencial para venda no futuro, rs. Eu juro: você não precisa deles. Eles só entulham seu armário e embaçam a criatividade, rs.

Beijos,

gabi

POSTS RELACIONADOS

10 DICAS DE ORGANIZAÇÃO DA MICAELA GÓES
TATIANA LOUREIRO PARA C&A
RIO BLACK BOOK :: BLUE BIRD SHOES
O SAPATO DO ANO!
  1. Gabriela Lopes Em 13/06/2017

    E eu achando que só eu pensava que guardar sapatos em saquinhos era nojento e inútil!
    De fato, saquinhos são um vírus no armário da mulherada!


    Responder

  2. Mariana Riguetti Em 13/06/2017

    Existem pessoas que realmente usam aqueles saquinhos para guardar os sapatos?
    Sempre guardei alguns para viagens, são ótimos para transporte. No mais, vão para o lixo também =)


    Responder

  3. Mariana Riguetti Em 13/06/2017

    Existem pessoas que realmente usam aqueles saquinhos para guardar os sapatos?
    Sempre guardei alguns para viagens, são ótimos para transporte. No mais, vão para o lixo também =)


    Responder

  4. Priscila Em 13/06/2017

    Só li verdades!


    Responder

  5. Ludmila Em 21/06/2017

    Depois que eu li o post vi que eu tinha mais de 80 saquinhos desses, a maioria em péssimo estado. Me livrei deles, guardando uns 12 pra viagens, estrategicamente dentro das malas… acumular inutilidades é inerente do ser humano, né?


    Responder

  6. Sil Em 22/06/2017

    Eu tenho dois de plástico que só uso quando os sapatos estão dentro da mala. E são de plástico pq eu usei em uma viagem onde levei uma galocha de cano curto. Cheguei em casa, lavei a palmilha, limpei os sapatos e os saquinhos que são iguais – de porquinho rosa comprados na Daiso loja japonesa que tem filial aqui em Sampa.

    Em casa, guardo em caixas próprias transparentes com respiração, os de festa e as carteiras de festa em em caixa de plástico grande com saquinhos de anti mofo e cheirinho. Mas só as de festa, Festa, as outras estão à vista – quero um revisteiro vazado para deixá-las juntas e fazer menos bagunça (vi no Pinterest e gostei da ideia)

    Beijos!


    Responder