OS BATONS DE CADA ESTAÇÃO

Beleza
22/09/2017

batons cartelas analise cromatica

Batons e cabelo são duas das primeiras coisas que as pessoas querem saber depois de uma Análise Cromática. Que a brasileira tem uma relação fervorosa com o cabelo, todas sabemos. Mas parece que o batom não fica muito atrás, rs. Por isso resolvi ilustrar um pouquinho mostrando algumas sugestões de batons para as diferentes cartelas. Para simplificar, dividi as cartelas nas suas 4 famílias. Considerem que existem variações para cada cartela específica…

batons cartelas analise cromatica    

As cartelas de inverno têm como característica tons frios (ou neutro-frio), vivos e escuros. Por isso vermelhos e rosas bem saturados e frios são ótimos para pessoas de inverno. Eu sou de inverno e eu uso muito vermelho vivo, vinho, uva, rosa pink. Algumas cores que representam bem são o Ruby Woo e o Flat Out Fabulous, ambos da MAC. Outro atributo que as estações vivas trazem é a receptividade ao brilho. Por isso, o gloss é muito bem vindo, assim como outros acabamentos brilhantes.

batons cartelas analise cromatica

Primavera também é uma estação viva, mas quente (ou neutra-quente) e clara. Então primaveras também têm uma boa receptividade para o brilho. A diferença aqui é que as cores puxam mais para o laranja do que para o rosa, como no inverno. Batons pêssego, coral, vermelho alaranjado e rosas com uma pitada de amarelo na composição são os mais indicados. Cores como o Dangerous, o Relentlessly Red ou o Sweet Venom, todos da MAC, são boas opções.

batons cartelas analise cromatica

Já para as estações de verão os traços são claros, opacos e frios (ou neutro-frio). Por isso, volta uma a ter uma incidência maior de cores inclinadas ao rosa. Batons em tons de ameixa como o Plumful da MAC ou rosa pink como o Mate de Inveja da Maybelline, ou ainda um rosa suave como o Pink Plaid são ótimas opções. Para as estações opacas é melhor fugir do brilho e ficar nos mattes.

batons cartelas analise cromatica

Por fim, outonos, as outras estações opacas, com inclinação ao quente e ao escuro. Por conta disso, derivados do marrom e laranja são ótimos. Batons terracota como o Chili da MAC, marsala como o Faça Acontecer da Maybelline ou goiaba como o Goiabada da Phebo (este batom é deslumbrante). Todos matte, de preferência. 

Claro que essas são sugestões, não leis. Até porque é uma representação “arredondada”. Ainda assim, servem para entender a lógica por trás das cartelas. Só não esqueçam os contrastes! Quais desses mais combinam com vocês?

Beijos,

gabi

POSTS RELACIONADOS

OS 10 BATONS DA MAC MAIS VENDIDOS – E A SUA COLORAÇÃO
SE ESSE CABELO FOSSE MEU :: JULIANA PAES
PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO, INVERNO :: ANÁLISE CROMÁTICA
ENGANANDO O CONTRASTE COM CARA DELEVINGNE
  1. Marilyn Em 22/09/2017

    Como sempre, adorei o post, fico muito feliz quando abro o site e tem postagem de coloração pessoal rsrs. Sou inverno e meu favorito de muito tempo é o Plumful, acho que me favorece demais.
    Gabi, posso pedir uma sugestão de post? Como mencionei acima, sou inverno (profundo) com alto contraste, e gostaria de saber quais tons de batons nude são os mais indicados pra esse contraste, não é todo dia que dá vontade de sair com um ruby woo rsrs, e sempre tenho dúvidas com relação ao batom nude pro meu contraste. Beijos!


    Responder