CARA DE CARO :: ESCOLHENDO UM SAPATO

Estilo
11/01/2018

Um dos posts recentes do blog foi sobre o tal “Cara de Caro“. Para quem não está por dentro (sugiro ler o post completo) esta minha expressão de patente pendente é o que digo quando falo sobre o aspecto das peças, independentemente do seu preço real. Afinal, o que importa é a imagem final e não valor da etiqueta, certo? Como quando eu entrei na Armani vestindo um blazer da Zara e o vendedor me perguntou se o dito cujo era de lá, rs. Assim como já vi um monte de peças caríssimas com um aspecto bem chinfrim. Esse tipo de ilusão efeito é quando temos percepção de qualidade e beleza superiores, sem considerar seu custo. Suponho que um produto da Chanel ainda teria “Cara de Caro” sem a identificação, certo (embora nem sempre)? Mas quem disse que não podemos fazer isso numa loja mais acessível? Por exemplo, os sapatos:

    

Solado na cor do sapato :: Isso não é muito o caso para botas e scarpins. Mas para sapatos mais abertos, acho fundamental (muito embora nem sempre consiga). Uma rasteira preta com palmilha bege não passa uma aparência muito sofisticada, né? Eu tenho esta implicância e acho que tem algum fundamento quando o assunto é ter Cara de Caro. 

• Sola de baixo :: Prefira sola de couro ao invés das de borracha. Pode ser um divisor de águas. Principalmente se fica uma rebarba aparente de cima.

Ambos são da Tory Burch

• Ferragens :: Também vale para bolsas! As ferragens de um sapato são determinantes para um aspecto mais Cara de Caro. A cor do metal tem que estar bonita, o peso do material não pode ser leve demais e logotipos não devem ser muito desproporcionais. 

• Estampa x Bordado :: Bordado me parece sempre mais elegante que o estampado. Claro que existem casos e casos. Mas no geral costuma ser assim. Eu não sou a maior fã de desenhos muito simplistas. Prefiro algo mais sutil ou mais estilizado. Desenhos muito na vibe emoji eu considero um tanto infantil. Não há nada de errado com isso… Mas não é a opção mais sofisticada do mundo também.

• Onça de pêlos :: Para animal prints, evite as estampas e prefira as texturas. Cabedal de cobra com textura de cobra ao invés de algo apenas impresso. Faz uma diferença brutal. 

• Meia-pata :: Para mim o sapato sem a meia-pata é infinitamente mais elegante. Mas eu entendo que o conforto é louvável. Minha sugestão é evitar meia-pata muito alta ou muito evidente.

• Tendência :: Não falo de modismos passageiros. Aliás, vários desses passam longe da sofisticação. A idéia é que o modelo seja atual. Não acho que peep-toe se encaixa no momento atual… Para alguns é clássico. Eu estou achando um tanto distante do seu ápice agora. Mas quem sabe não volta?

Pode ter uma interferência do meu gosto pessoal no post? Sem dúvida. Mas acho que parte do motivo de eu preferir tal ou tal coisa é justamente por conta desse elemento “Cara de Caro”. Claro que nada disso é regra ou mesmo determinante em absoluto. Existem casos e casos. Mas acho que já dá para entender mais ou menos uma parte do critério. O que acham?

Beijos,

gabi

POSTS RELACIONADOS

O EFEITO PÉ DE PORCO
5 PEÇAS PARA SE MANTER ELEGANTE NO CALOR DO VERÃO
QUIZ :: CARA DE CARO | ESTAMPA
DE QUANTOS SAPATOS VOCÊ PRECISA?
  1. CAROL Em 11/01/2018

    Gabi, tô AMANDO essas postagens diárias!!!!!!


    Responder

  2. Carol Em 11/01/2018

    Concordo plenamente! Engraçado que eu fazia essas escolhas intuitivamente, mas realmente é pq tem mais cara de caro! Hahaah até porque semppre busco mini precinhos! Estou amando os posts diários e voto pra que isso aconteça em todos os meses! rs


    Responder

  3. Clara Em 11/01/2018

    Estou adorando os posts “cara de caro”! Sempre escolhi peças assim, vendo os detalhes e os acabamentos. Minha chefe (super chique e rica) já até me disse “vc usa umas roupas da Zara que parecem ter custado alguns milhares!” haha. O detalhe está no viés, no brilho do tecido, na costura, nos botões. Concordo totalmente com a cor do solado e a sola!

    E sim, continue com os posts diários! 😀


    Responder

  4. Natália Em 11/01/2018

    ansiosa pelo “cara de caro” para bolsas! tô adorando esses posts!


    Responder

  5. Nicole Em 12/01/2018

    Gente, acho que nunca tinha parado pra pensar nessas coisas. É o tipo de post que tu lê e pensa: faz todo sentido 😉


    Responder

  6. Anna Camila Em 12/01/2018

    Na foto das sapatilhas, o salto da da esquerda me parece mais caro, apesar que a sola da da direita tem mais cara de caro… heheheh
    Rolou uma confusão ali! kkkkkkkk
    Mas sempre fico atenta nessa questão da cara de caro!
    Faz muitaaa diferença!


    Responder

  7. Renata Em 16/01/2018

    Adorei!!! eu olho escolho sapato começando pelo salto!! Nunca soube muito bem definir o meu gosto por sapato. Mas essa cara de sapato bom é o que define minhas escolhas… Me identifiquei com seu gosto por sapatos. Tudo o que vc postou faz parte do meu critério, da meia pata aos peep toes!!!!! Ainda tenho mais um critério: o sapato não pode levantar na ponta. Quanto mais retinho no chão, mais bonito ele é!!!


    Responder