Eu sempre reforço aqui que a consultoria de imagem oferece ferramentas, nunca regras. Mas a pergunta do título é mais uma referência a velhas crenças que muitas mulheres ainda conservam. Sempre escuto perguntas do tipo “Dá para usar brilho de dia“? Pode parecer óbvio para as mais fashionistas, mas muita gente ainda se embaralha nesse meio de campo. Ouvimos tantas diretrizes lá atrás que fica difícil para quem não é tão conectada acompanhar as mudanças e os códigos vestimentares. 

Antes de mais nada, já gosto de deixar claro que cada um pode usar o que quiser (ainda que eu recomende parcimônia, sobretudo no ambiente de trabalho, rs). Sempre tenho uma opinião pessoal e profissional, claro. No caso do brilho diurno, vou deixar as imagens falarem por si:

Brilho de dia pode 26

Brilho de dia pode 32

Brilho de dia pode 53Brilho de dia pode 39

Paris Fashionweek 2012, Miu Miu, Eva Chen Teen Vogue, metallic skirt, tibi, fall and early winter looks, mix, mixed colors, prints combinations, plastic, vinyl, shiny, shiny, skirtBrilho de dia pode 21Brilho de dia pode 49 

A moda hoje é tão permissiva que antigas leis do armário já não servem mais. O brilho de dia é uma das coisas que ganhamos nos últimos anos. Olha quantos looks deslumbrantes e reflexivos para nos inspirar! Seja com materiais como lamê, paetê, lurex ou até couro metalizado, todas as produções são muito bonitas e não pecam na elegância

Se vocês observarem bem, o segredo do sucesso em cada uma dessas produções é sempre combinar a peça brilhante com outras extremamente casuais. Seja jeans, camisetas, moletom e até tênis. É o contraste de estilos que deixa a produção harmoniosa. Com a atual tendência do sportswear (roupa esportiva), acho que o brilho cai muito bem!

Brilho de dia pode 24    Brilho de dia pode 35  Brilho de dia pode 37  Brilho de dia pode 47  Brilho de dia pode 50 Brilho de dia pode 51  Brilho de dia pode 54

E não pensem que é algo que se encaixa naquela caixinha “acho lindo, nos outros“. Nesse caso aqui posso dizer com segurança que sou adepta e praticante. Com certeza vocês já me viram com meu cardigã prata de lurex que só falta andar sozinho, de tanto que uso. Até porque, outra vantagem dos tons metalizados é que eles são muito mais versáteis do que qualquer item colorido, por exemplo. Por isso, sempre recomendo ter pelo menos um sapato metalizado no armário, já que vão com tudo. Acredito que metade das minhas rasteiras são metálicas e elas me servem bem mais que minha única sandalinha preta. 

Se você gosta, quer usar, mas tem muita dificuldade em inserir um pouquinho de brilho de dia na sua vida, comece com passos pequenos. Experimente um lenço, um sapato, um tecido de linho mais luminoso, um detalhe cromado… Lembrando que com o brilho temos que ter o dobro de cuidado naquela questão do “cara de caro“. Evite qualquer strass num primeiro momento, se você tiver dúvidas. Estou preparando um segundo post com sugestões que vai te ajudar a romper essa barreira. E lembrando que estou sempre aqui para ajudar, basta deixar um comentário!

Beijos,

gabi

POSTS RELACIONADOS

  1. Gabriela Lopes

    19 jul 2016 às 10h00

    Gabi, a compra do cardigã prata que você escolheu foi uma das aquisições mais amadas!!!!
    Realmente é um item multifuncional e já carrego o meu pra cima e pra baixo.
    Agora sou uma nova fã de cardigãs (e olha que eu torcia muito o nariz para esse tipo de peça…)!
    Consultoria de imagem é a vida! rsrs

    Responder
    • Gabriela Ganem

      28 jul 2016 às 5h13

      Melhor coisa que eu poderia ler nessa vida! <3
      Maravilhoso ouvir esse feedback...
      Obrigada por tudo!
      Beijos,
      Gabi

      Responder
  2. Sam

    20 jul 2016 às 12h45

    Gabi, seu novo site está ótimo! Apesar de eu achar lindo um paetê, se tem um brilho que eu ainda não me acostumei em roupa é essa onda de metalizados. Gente, eu acho que se eu usar algo assim, fico parecendo o etevaldo, sabe? hahaha

    Faz um post sobre peças para o trabalho pra gente mais nova, por favor! Sempre que vejo postagens sobre “look de trabalho” é sempre com peças muito sociais, ou com cara de executiva de 40 anos. Acho super difícil me vestir bem pro trabalho estando na faixa dos 20 anos.

    Responder
    • Gabriela Ganem

      28 jul 2016 às 5h12

      Obrigada Sam <3
      Ótima sugestão de pauta (sempre bem-vindas)!
      Vou pesquisar umas referências e escrever um post aqui. 😉
      Beijos,
      Gabi

      Responder
  3. Amanda

    20 jul 2016 às 14h57

    Estou louca para comprar uma saia midi de paetês azul, bem parecida com a verde e a marsala, mas tenho medo de usar pouco. Meu trabalho é bem formal. O que você acha Gabi?

    Responder
    • Gabriela Ganem

      28 jul 2016 às 5h10

      Eu não usaria no trabalho, a menos que você trabalhasse com algo muito criativo e informal.
      Dito isso, se encontrar me fala, porque eu acho lindo! rs
      Beijos,
      Gabi

      Responder
  4. Pingback: 8 IDEIAS COM BRILHO DIURNO PARA PRINCIPIANTES

  5. Pingback: VOCÊ NÃO PRECISA DE UMA BOLSA PRETA | Gabriela Ganem

  6. Pingback: MINHAS 3 PRINCIPAIS REFERÊNCIAS DE ESTILO HOJE