Uma das maiores “perdas” na minha troca de blogs foi deixar de escrever sobre televisão. É uma das minhas paixões, apesar de ser uma arte pouco valorizada. Mas isso não quer dizer que a gente não possa usar a TV como pretexto para falar de consultoria e estilo. E neste caso, o pano de fundo é a melhor série de todos os tempos, Friends! [Comprovado em pesquisa e por mim mesma.] Quais seriam as cartelas de cores para cada uma das mulheres da série?

friends coloracao pessoal

Falar de coloração pessoal não é das tarefas mais fáceis. Usar as cores que te favorecem ajudam a realçar a sua beleza, ocultando o que derruba a expressão e realçando o que dá viço! Aprender isso exige algum grau de sensibilidade e percepção aguçada. Muitos consultores levam um tempão até se tornar totalmente aptos a fazer uma análise cromática. Sobretudo para perceber a influência da cor na pessoa e sem se deixar influenciar pela beleza da cor em si, rs. Mas acho que com os estímulos adequados, dá para desenvolver gradualmente essa habilidade. Quer estímulo melhor que Phoebe, Monica e Rachel? Mais lúdico e didático, impossível. 

 friends noivas gif

Não vou mentir para vocês, assisto à série até hoje! Às vezes eu fico um tiquinho angustiada quando eu vejo algumas escolhas de peças das personagens – sobretudo da Mônica, que adora usar umas roupas terríveis para ela. Afinal Com quais cores se vestiriam as mulheres de Friends se elas tivessem feito uma análise cromática? A internet já oferece algumas estimativas de diagnóstico. Mas a idéia aqui é exercitar a observação. Começando pela mais fácil:

monica friends coloracao 

Só de bater o olho na Mônica já sabia que ela teria uma coloração próxima à minha. A Courtney Cox tem cabelo naturalmente preto, olhos bem azuis e pele branquinha de tom frio (apesar do laranjão que usaram no tratamento desta foto). Além disso, a pele e o cabelo dela são super contrastantes. Com essas características já dá para palpitar nas suas cores. As melhores para ela são cores que façam um contraponto com a pele dela e também as de tons frios (com mais azul na composição). 

 monica friends coloracao Screen Shot 2016-08-15 at 1.00.15 AM

It’s the Holiday Armadillo! 

monia friends cores monica cores

Tons como branco, azul, preto, rosa vibrante e roxo são ótimos para a Mônica. As imagens são muito antigas e escassas, mas notem como ela ganha viço e os olhos brilham com as cores certas. É palpável. Por isso fico um tanto incomodada quando ela usa bege, que a apaga, ou laranja, que é super quente. Não que seja um pecado capital… Apenas gosto de vê-la em sua melhor forma, rs. 

rachel 

Já a Rachel impõe um desafio diferente: enxergar além do bronzeamento artificial. Jennifer Aniston me enganou durante anos, tentando passar por Jennifer Lopez. Mas fui até buscar fotos sem maquiagem da moça para não falar besteira. Ela compartilha com a Mônica o tom de pele frio, sugerido também pelo olho mais acinzentado. A diferença é que Rachel tem tons de cabelo, pele e olhos mais homogêneos:

 rachel cores rachel cores analise cromatica rachel friendsrachel cores analise cromatica 2cartelas de cores friends

Por conta destas características, as melhores cores para a Rachel são as de tons frios, pouco vibrantes e opacas. Tons mais suaves como o rosa antigo, tons pastel e cinza são os que mais a favorecem. Apesar disso, ela usava bastante preto e branco na série, talvez por conta da carreira nas modas, rs. Ainda assim consegui algumas raras fotos que ilustram o ponto. 

LisaKudrow2 

Já a Phoebe é um desafio um pouco maior, porque ela tem uma coloração menos óbvia. Mas acredito que este é um caso em que o tom de pele da atriz casou bem com a cartela da personagem. A Phoebe é super colorida, o que é ótimo para alguém como a Lisa Kudrow, que parece ter a pele bem quente. Isso também é sugerido pelo olho com pitadas de amarelo e uma leve tendência a sardas (que eu só encontrei numa foto de infância, rs).

phoebe buffay colors frienda phoebe phoebe-buffay-cores phoebe buffay cartelas de cores friends

Por conta destas características, as cores quentes (com maior percentual de amarelo na composição) são os mais indicados para ela, como o laranja, amarelo, tons de verde, alguns vermelhos, dourado, cobre… Aliás, acho que ela ficaria ótima no tom certo de ruivo! Bem melhor do que o loiro super descolorido que a Phoebe costumava portar. 

Claro que descobrir suas cartelas de cores não serve apenas como uma mera curiosidade… Também contribui para que cada uma possa se identificar em alguma delas – ou apenas aguçar a sensibilidade para as cores. Até porque as três não representam todo mundo, nem de longe, rs. Mas acho que fica mais fácil assimilar a ideia da cartela de cores com exemplos tão familiares e amados quanto o das mulheres de Friends. 

Beijos,

gabi

POSTS RELACIONADOS

  1. Marilyn

    16 ago 2016 às 13h58

    Olá Gabi! Te acompanho desde o Starving e estou adorando seu novo blog. Não poderia deixar de comentar nesse post, pois por uma grande coincidência, dia desses enquanto assistia a alguns episódios de Friends, não pude deixar de reparar justamente na cartela de cores de cada personagem. Estou começando a estudar isso de forma mais aprofundada, e como você, também tenho a mesma coloração da Courtney Cox, e percebi que quando ela usa roupas bege, marrom e laranja é incrível como ela fica totalmente apagada! Achei um ótimo exercício para treinar nossa visão de coloração pessoal, e agora me pego (involuntariamente) analisando personagens de filmes e seriados. Excelente post!

    Responder
    • Gabriela Ganem

      6 set 2016 às 17h19

      Pios que a Monica adora um laranja! hahaha… A moça do figurino não devia gostar dela, rs.
      Que legal que você está estudando isso! É uma área fascinante. 🙂
      Mas você nunca mais vai assistir TV impunemente. Vai reparar em tudo!
      Beijos,
      Gabi

      Responder
  2. Samira

    17 ago 2016 às 8h20

    Muito interessante o post, Gabi. Tá aí uma coisa que é difícil para mim, saber a minha coloração, mas eu sigo me analisando, rsrsrs…

    Responder
    • Gabriela Ganem

      6 set 2016 às 17h12

      É difícil mesmo! Saber ao certo, só com um consultor treinado.
      Mas dá para a gente desenvolver um pouco de sensibilidade, pelo menos para evitar as ciladas mais óbvias, rs.
      Beijos,
      Gabi

      Responder
  3. Julianne

    17 ago 2016 às 13h23

    Oi Gabi! Também estou adorando o seu blog novo.
    Achei incrível este post sobre a coloração pessoal das meninas de Friends, inclusive, acho que devia virar um tema recorrente! Este estudo costuma ser uma parte tão importante na construção dos personagens pras séries e passa despercebido por tanta gente, principalmente quando o trabalho é bem feito! 🙂

    Beijos e muito sucesso com o blog novo!

    Responder
    • Gabriela Ganem

      6 set 2016 às 17h11

      Obrigada Julianne!
      Ainda vou fazer muitos posts sobre coloração… 😉
      Adoro essa pauta!
      Beijos,
      Gabi

      Responder
  4. lucia cunha

    18 ago 2016 às 19h26

    Gabi, boa tarde, te acompanho desde o Starving e adoro o tema dos contrastes, gostaria muito de entender mais sobre o assunto, pois por mais que leia a respeito não sei por exemplo se meu rosto rosado é frio ou quente, mesmo tendo medio contraste, como a Rachel, adoraria se vc explorasse mais o assunto nos teus posts futuros.
    E parabéns pelo novo blog, está enxuto, com classe, adorei
    Beijos

    Responder
    • Gabriela Ganem

      6 set 2016 às 17h10

      Oi Lucia!
      Obrigada! <3
      Ainda vou fazer mais posts sobre coloração.
      Fica de olho por aqui!
      Beijos,
      Gabi

      Responder
  5. Pingback: O COLORIDO DE UMA COR SÓ | Gabriela Ganem

  6. Marina

    21 set 2016 às 1h39

    Oi Gabi! Acompanho o blog desde o inicinho, já que também sou consultora de imagem (recém formada!) e acho seus posts muito interessantes e didáticos. Coloração pessoal é uma das minhas maiores dificuldades, ainda mais porque percebo que existem várias vertentes de análise, certo? Ainda tenho um pouco de dúvidas quanto a minha própria coloração…rs mas sobre este post, adorei, continue fazendo outros nesse estilo por favor! E parabéns pelo blog! Beijos

    Responder
  7. Pingback: AS CORES ESTRATÉGICAS DE HILLARY CLINTON

  8. Camilla

    12 mar 2018 às 12h26

    Gabi, dúvida técnica.

    Se a Jennifer Anniston é “fria”, isso significa que o cabelo dela tá na cor “errada”, já que é sempre coloração quente?
    Ou é o bronzeamento que permite ela brincar com a cor do cabelo?

    Bjbj!

    Responder