A gente sabe como pode ser difícil para a mulher conquistar um espaço em patamar de igualdade com os homens no ambiente de trabalho. Este desafio é ainda maior quando se tem cara de nova, infelizmente. Escuto constantemente histórias de amigas ou clientes que passam por esta dificuldade. Advogadas que lidam com desconfiança dos clientes, médicas com sua competência questionada… “Seu pai sabe que você está na rua a esta hora?”. Talvez os rapazes com fisionomia jovem passem por algo parecido, mas para a mulher é um obstáculo duplo. 

Parecer mais velha

Ariana Grande te endende! Quantos anos ela tem? rs.

Por conta disso, algumas mulheres às vezes me perguntam como parecer mais velha. Outras também gostariam de aparentar mais maduras, independentemente do trabalho. Eu mesma me encaixo nesta categoria. Sempre gostei de ter uma imagem mais adulta, menos menina. Talvez por conta do meu tamanho, sinto que fica mais harmônico. Seja pelo trabalho ou por preferência, existem recursos para atingir este objetivo. Estes são alguns que costumo sugerir:

1. Cortar o cabelo:

screen-shot-2016-10-02-at-6-57-15-pm

Nada é mais eficaz para aparentar ter mais maturidade do que um bom corte. Cabelos longos são associados a jovialidade. Por isso passar a tesoura pode ser uma boa ideia. Não tem um comprimento certo, mas cortes médios ou curtos (como um long bob por exemplo) já contabilizam mais velinhas no bolo do qualquer um cabelão. Quem não quer mudar de jeito nenhum, pode recorrer a alguns penteados, como um coque ou rabo baixo, por exemplo. Mas cuidado com o rabo de cavalo alto, que é mais jovial. 

2. Maquiagem:

screen-shot-2016-10-02-at-7-03-01-pm

A maquiagem é uma ferramenta muito importante no ambiente de trabalho, sobretudo para quem tem rosto de bebê. Não sou eu quem diz, são as pesquisas. Não é muito justo, mas a maquiagem está diretamente atrelada a uma percepção de competência. Por isso, acredito que vale tirar proveito desta informação e usá-la a seu favor, por mais que seja uma demanda cruel. Um olho esfumado, um batom poderoso, uma sobrancelha marcada… Isso pode te ajudar a parecer mais velha.

3. Evitar elementos típicos de menina:

Parecer mais velha

Lacinhos, corações, flores… Estes elementos são muito associados a garotinhas. Por isso, ao menos no ambiente de trabalho, recomendo fugir destas formas em estampas, pingentes, ou outros detalhes. Se o seu estilo é romântico, vale se ater a modelagens ou tecidos do estilo e deixar o resto para a hora do lazer. Quem não abre mão, deve usar, claro, mas eu indicaria versões estilizadas destes desenhos. Um coração tortinho, um floral mais geométrico e laços tipo cadarço. 

4. Atenção aos detalhes:

Parecer mais velha

Na modelagem das roupas e acessórios também existem detalhes que podem remeter a uma idade menor. Por exemplo, a golinha arredondada, tipo Peter Pan, ou sapatilhas de bico redondo. Se você adora coisas deste tipo, vale compensar com itens que façam um contraponto com eles, como uma jaqueta, uma peça em couro ou uma cor inesperada. 

Claro que o ideal seria que a competência fosse o único critério de avaliação de uma profissional. Mas a gente sabe o quanto a imagem é importante para nós, humanos. Isso sem contar o sexismo habitual. Enquanto isso, se você busca parecer mais velha, ainda que apenas no trabalho, vale seguir estas dicas.

Beijos,

gabi

  1. Gabriela

    3 out 2016 às 17h06

    Adorei as dicas, sofro muito por parecer mais nova, poucas pessoas me levam a sério de início. http://www.alemdolookdodia.com

    Responder
  2. Amanda Hillerman

    4 out 2016 às 0h08

    Feito para mim esse post, uma coisa que tem sido impossível são vestidos, tá difícil achar um que seja meio termo entre femme fatale e menininha. Tenho muita dificuldade com isso, uma das melhores decisões foi cortar o cabelo!
    beijos!!!

    Responder
  3. LAURA GANEM

    11 out 2016 às 14h21

    Amei seu blog e esta postagem então, me identifiquei muito. Parabéns e obrigada pelas dicas, o curioso que temos o mesmo sobrenome!

    Responder
  4. Raquel Bessa

    28 out 2016 às 23h37

    parece que eu dei uma stalqueada legal no blog, hj… maaaaaaas, o post foi pra mim! tenho 24 anos, estou no doutorado e sempre que chego em algum lugar, sou confundida com aluna do ensino médio. Pra mim ainda piora pq meu cabelo cacheado é associado a pessoas ‘fofinhas’ e jovens também!!
    Mas eu tento fazer essas coisas, principalmente nesses ultimos meses.

    Responder
  5. Evelin

    21 jun 2019 às 4h04

    Eu não aparento ter a idade que eu tenho. Tenho 20 anos, mas aparento ter no máximo 17. O q fazer?

    Responder