27/10/2016

Eu não sei se isso é algo disseminado e só eu não sabia, mas achei interessante: nos Estados-Unidos os dermatologistas têm usado uma solução drástica contra acne. Em casos de espinhas muito agressivas, daquelas tão inflamadas e grandes que doem, os médicos estão administrando um tratamento que promete sublimar estas malditas quase por completo em 24 horas. Já pensou em usar injeções de cortisona?

Espinhas Cortisona

Me soa um tanto exagerado, mas parece que funciona mesmo – e muito. Em casos extremos, de espinhas violentas, os dermatologistas aplicam a cortisona diretamente na fonte, com uma seringa. O procedimento é rápido e quase indolor, dependendo do grau da inflamação. Em algumas horas a espinha começa a retrair e em um dia ela praticamente some. E pode até usar maquiagem em cima. Não achei fotos confiáveis e de qualidade para mostrar aqui, mas os depoimentos reforçam que funciona mesmo.

screen-shot-2016-10-27-at-2-05-59-pm

Mas como tudo que é bom tem seu lado ruim, as injeções com o esteróide tem efeitos colaterais. Na maioria das vezes o que acontece é uma pequena depressão da pele que pode sair em algumas semanas ou meses. Mas também existem alguns casos em que a marca não saiu mais. A reação é proporcional à diluição da fórmula (quanto mais concentrada, maior o risco) e ao número de aplicações. Pelo que entendi, este recurso é para emergências. Chegou a véspera do seu casamento e surgiu um vulcão no seu rosto, o que você faz?

Acredito que nesses casos, seja válido recorrer a algo mais drástico. O problema é que muita gente tem usado esta solução como tratamento para acne recorrente. Assim o risco de ter problemas é muito maior. Como sempre, o certo é procurar um bom dermatologista (ou dois até) e se informar melhor a respeito. Como nunca tinha ouvido falar disso até aqui, nem sei como isso vem sendo feito no Brasil. Então mais um motivo para perguntar mais ao médico.

Beijos,

gabi

POSTS RELACIONADOS

  1. May

    28 out 2016 às 11h49

    Oi gabi! Esse procedimento ja eh feito por dermatos no brasil sim. Recentemente fiz tratamento com roacutan e durante a fase de “piora”, tomei essas injecoes de cortisona. No total foram 3 vezes. Um detalhe: quanto mais inflamada a acne estiver, mais dor a pessoa sente. Eu sentia MUITA dor, tanta que chorava sempre duranre as sessoes. Eu nao tive efeitos colaterais como depressoes nos locais ou manchas, mas minha dermato informou que pode ocorrer. Pra situacoes de emergencia recomendo muito. No outro dia as espinhas ja haviam secado. Minha dermato informou que as atrizes usam muito essas injecoes. Beijos!

    Responder
  2. Cravos e Espinhas

    30 dez 2016 às 0h01

    Já tinha lido sobre este tipo de solução em outro site. Como você disse, em casos emergenciais é aceitável a solução, inclusive quando se trata de um nódulo dolorido. Mas usar de forma recorrente, nem pensar! 🙂

    Responder