Comentei sobre isso rapidamente no post de ontem e uma leitora me sugeriu esta pauta. Resolvi fazer logo, antes que eu me esqueça, rs. E vou mostrar direitinho, para nunca mais você ter esta dúvida na sua vida. Não é palpite, é ciência, então você pode confiar na surpreendente afirmação a seguir: listras horizontais emagrecem e as verticais engordam

Screen Shot 2017-01-31 at 2.22.09 AM

Há alguns anos eu notei como eu me sentia bem com minhas camisetas listradas. Tão bem que comprei umas três iguais, de cores diferentes. Eram listras horizontais e uma ótima modelagem. Desde então fui procurar saber e vi que havia duas correntes. Uma vigente, que condenava este tipo de estampa e outra que a isentava. Concluí pela minha própria experiência que o mito era falso. Nas últimas vezes que eu escrevi isso, acabei irritando algumas pessoas (como tem gente que se irrita fácil, rs). Uma delas chegou a dizer que eu estava enganando minhas leitoras. A troco de quê eu não sei… Mas, nessa ocasião, resolvi pesquisar em profundidade até ter uma resposta irrefutável

Screen Shot 2017-01-31 at 2.21.37 AMScreen Shot 2017-01-31 at 2.21.20 AMlistras emagrecem listra vertical listra horizontal

Então fui atrás da minha arma favorita, a ciência. Existe um princípio chamado de ilusão de Helmholtz. Em 1867 ele mostrou que o listrado horizontal alonga, enquanto o vertical alarga. Demonstrado em formas geométricas. Mais tarde, um teste simulando o corpo humano chegou à mesma conclusão. Tem o estudo todo aqui, para quem quiser ler (mas está em inglês). Outro dia li uma matéria falando que a diferença chega a –6%. Então não me resta dúvida. Pelo que observei e pelo que li. Mas veja você mesma e tire suas próprias conclusões:

listra-horizontal-e-listra-vertical-emagrece--engorda-gabriela-ganem-consultoria-de-imagem listras horizontais

Esta montagem fiz no ano passado para a página do Facebook e ela não mente, rs. Eu apenas reproduzi numa versão mais bonitinha o que já tinha de ilustração por aí. Mas é claro que é importante fazer algumas considerações. Para tirar proveito deste efeito, a modelagem tem que ser apropriada. Preferencialmente longa e com bom caimento. Não adianta usar a estampa num top cropped ou numa blusa super larga. Assim o benefício acaba obsoleto.  Outra coisa muito, muito importante: listrado é diferente de uma listra ou faixa. No caso de uma única linha, a vertical é a melhor sempre para sua silhueta. Lembrem disso!

Dito isso, vertical ou horizontal, use o que você quiser! O importante aqui é apenas conhecer melhor as opções antes de escolher. Pessoalmente, sempre preferi a listra horizontal mesmo. Então, tudo certo!

Beijos,

gabi

POSTS RELACIONADOS

  1. Milena

    31 jan 2017 às 14h57

    Ei Gabi, tudo bem? Eu adoro o seu blog e amooooo essas análises que você faz sobre coloração pessoal, caimento, etc.
    Fiquei meio assustada com a teoria das listras porque sempre li e ouvi o contrário.

    Pela ilustração que você fez, tive a impressão de que as listras verticais parecem “não caber” no corpo da mulher (dando a ideia de engordar). É por isso que as horizontais são “melhores” no sentido de não aumentar o volume ou tô errada?

    Responder
  2. RENE OQUE

    28 nov 2018 às 13h58

    Adorei a matéria! Não é tão fácil encontrar esse tema tão bem explicado na Internet. Vou usar sua matéria de inspiração para um vídeo do meu canal e também gostaria de usar a ilustração do vestido no vídeo para exemplificar. Claro que daria todos os devidos créditos e um link para esta matéria, tudo bem? Obrigado!

    Responder
  3. Nelsonjr

    28 jan 2019 às 10h34

    Você errou, reveja o texto. . O primeiro estudo sobre este assunto foi feito já no ano 1867 e foi chamado O princípio de ilusão de Helmholtz , que comprovou e demostrou com formas geométricas, que o listrado horizontal alarga (engorda), enquanto o vertical alonga (emagrece).
    TKS…

    Responder
    • Gabriela Ganem

      28 jan 2019 às 17h45

      “The Helmholtz Square and Oppel–Kundt illusions show a consistent and large overestimation of filled space such that horizontal lines serve to make a space appear taller, and vertical lines serve to make a space look wider. This effect persists when used on pictures of clothing, on cylinders of diameter less than about 6 deg., and on pictures of half-body mannequins viewed stereoscopically. These results indicate that more research is needed to identify the underlying mechanisms of this effect and that there is no evidence to support the widely held beliefs that horizontal stripes make the human form appear wider and that vertical strips have a slimming effect. All the evidence here points in the opposite direction.”;)

      Responder