09/07/2017

Ontem estava dando uma lida num artigo muito interessante sobre o millennial pink, o rosa que dominou a moda, a decoração e quase todas as outras áreas nos últimos tempos. Aliás, leitura muito bacana – mas é em italiano e tive que usar meu “Terra Nostra” fluente para deduzir tudo. Ao final do texto, uma especialista de um bureau de cores especula qual será a cor do ano de 2018 e ela arriscou um palpite… Eu apresento o Vapor Blue:

VAPOR BLUE  

Agora eu te pergunto: Blue? Esta é potencialmente a nova cor do ano da Pantone, algo bem diferente da tragédia Greenery, a eleita de 2017. [Tá, eu sou dramática, na verdade eu nem odeio mais tanto assim]. Se o Greenery era uma cor bem viva e colorida, o Vapor Blue é a antítese disso. Mas amigos, cadê o azul nesta história? Para qualquer pessoa comum, isso é cinza. Ou não é?

VAPOR BLUE

Eu peguei as coordenadas RGB (sistema de cores dos monitores) da Pantone e transferi para o Adobe Illustrator. Comparando com um cinza puro, composto de 30% de preto, dá para ver que existe uma diferença do cinza neutro para o Vapor Blue. Quase irrisória? Certamente. Quando eu salvei esta imagem acima a diferença ficou ainda mais evidente com a compressão para jpeg. No meu aplicativo, quando eu sobrepunha um quadrado ao outro, quase não se via onde um acabava e o outro começava. 

Quando convertido para o sistema CMYK  (usado na impressão) o percentual de ciano é realmente um pouco mais alto. Mas acho que esta conversa está ficando muito técnica, rs. Vamos ao que interessa, a moda! Sendo cinza ou sendo azul, me parece que o Vapor Blue pode estar dando as caras desde já, bem diante dos nossos olhos…

VAPOR BLUE

Nos últimos dias tivemos alguns desfiles de alta-costura muito importantes e, se a gente procurar, acha uns exemplares da cor com bastante facilidade. Zuhair Murad, Elie Saab, Chanel, Dior… Escolha uma maison e ela provavelmente está oferecendo alguma versão do Vapor Blue. Se tem essa pitadinha de azul mesmo, só dá para saber ao vivo. Mas é possível que a gente tenha que se preparar para uma nova alta dos cinzas! Todo mundo tem algum cinza na sua cartela, então é uma opção bem mais versátil que o Greenery, em matéria de Análise Cromática. Pelo menos isso, né? O que acham do Vapor Blue?

Beijos,

gabi

POSTS RELACIONADOS

  1. Gabriela Lopes

    9 jul 2017 às 21h00

    Curti muito esse “azul”!!!
    Mil vezes melhor que o verde estranho desse ano!
    Mas continuo esperando ansiosamente por um ano cuja cor seja algo em torno do roxo…

    Responder
  2. Florence

    10 jul 2017 às 3h32

    Gostei!! Acho chique demais Bjobjo

    Responder
  3. Camila Valeriano

    10 jul 2017 às 14h53

    Ai Gabi que alegria imensa ler esse post!!! Eu amo muito essa cor esse tom que não dá pra ter certeza (pelo menos na tela do computador) se é azul ou cinza!! Tomara mesmo que a escolham pra cor de 2018!!!

    Responder
  4. Caroline®

    10 jul 2017 às 15h23

    Usei um vestido dessa cor num casamento, e a dúvida era era azul claro ou cinza prateado. De qualquer jeito, essa cor é péssima pra minha tonalidade! Amo cinza, mas ele me odeia profundamente! rsrs

    Responder