01/01/2018

Antes de mais nada, Feliz ano novo! Que o 2018 seja o melhor ano até hoje para todas nós. Acho que vale abrir o ano pensando numa vida mais enxuta e estratégica, pelo menos no que diz respeito ao armário ou consumo em geral. Assim resolvi abrir com o pé direito… E o esquerdo, rs. De quantos sapatos você precisa?

Sapatos são uma notória obsessão feminina e até fetiche para alguns. Por isso, eu sei que a nosso relacionamento com eles nem sempre é muito objetivo. Eles apelam para o nosso emocional como poucas coisas. Sem contar que nem precisa tirar a roupa para experimentar. É muito fácil se deixar seduzir por mais um. Mas e se você só pudesse ter 3 sapatos?

Eu poderia viver com apenas 3, desde que eu tivesse os modelos certos. Observando as minhas atividades, meu estilo, minha anatomia e geografia cheguei no menor denominador possível (mas antes de começarmos, quero dizer que chinelo não conta, é café com leite, e eu não vivo sem):

    

Considerem isso: eu sou carioca, tenho um estilo meio arrumadinho, mas curto sapatos mais sexy e ainda busco sempre alongar a silhueta. Por isso, se eu só pudesse ter um trio de sapatos, eles seriam versáteis, mas alinhados e poderosos:

Rasteira metalizada: Eu sempre digo que metalizado vale por dois. É uma cor tão versátil quanto o nude e ainda dá um ar mais refinado à uma sandália rasteira. Tenho sempre uma assim. Eu sei que nem todas curtem, mas as minhas favoritas são as gladiadoras. Não é qualquer modelo também… Mas na medida certa de altura e tiras, é o que mais gosto, justamente porque acho mais sexy. Lembrando que, uma vez no Rio de Janeiro, este é o sapato que você mais vai usar, via de regra.

 

Bota de Montaria: Quando morei fora passei uns seis meses usando exclusivamente uma bota dessas. Eu amo como ela veste e também o conforto. Eu escolheria preta porque na maioria das vezes eu caso com calça legging preta. Assim a silhueta fica bem contínua.

Sandália nude: É linda, alonga a perna e vai com tudo. Eu disse tudo. Branco? Vermelho? Roxo? Neon? Sim, sim, sim e sim. Para pessoas de outros estilos, talvez fosse um scarpin aqui. Já eu prefiro sandálias e essas vão até em casamento.

Oncinha: Há quem diga que onça é muito chamativo. Eu considero algo básico como preto, rs. Aliás, dá um diferencial enorme em roupas básicas. Por isso entra fácil no meu top 4.

Pedrarias: Tenho uma sandália de pedrarias há anos e amo de paixão. Adoro usar não só em festas, mas também fazendo um contraste com calça jeans, por exemplo. O desafio é encontrar um modelo com pedras legais e com cara de caro. Acho que um segredo é fugir de pedras brancas.

Espadrilha: Pensa comigo… Rio de Janeiro = Pedra portuguesa. Na minha cidade, a espadrilha pode ser a sua melhor amiga, principalmente para quem gosta de salto – e também gosta de conforto. Ainda acho que é o par ideal para vestidos longos.

Scarpin: Eu prefiro os sapatos abertos aos fechados. Mas se eu for usar fechado, tirando a bota, ele provavelmente vai ser de bico fino. Tem a ver com meu estilo complementar, sexy. Se fosse bico redondo, seria muito girlie para mim.

É importante lembrar que esta não é uma lista absoluta, mas totalmente personalizada para as minhas demandas. Para muitas pessoas, meu top 1 não estaria nem em seu top 10, rs. Mas o que eu posso garantir aqui é que, se eu tiver uma boa base de sapatos bonitos, versáteis e funcionais, não vou precisar ter tantos. E isso vale para todo mundo, desde que seja algo na medida para você. É por isso que eu não sou muito partidária do tal “must-have“. Como uma estudante de 20 anos do Rio e uma CEO de 50 anos em São Paulo poderiam ter os mesmos calçados?

Fazendo escolhas com planejamento e versatilidade para o essencial permite ainda que você compre uma algo mais ousado sem que isso prejudique o funcionamento do seu armário. Com a base consolidada, até uma bota pink de verniz pode encaixar na sapateira sem grandes prejuízos.

E um aviso legal: neste mês vai rolar post todos os dias aqui no blog! É a minha versão inspired do #Checkmate, rs. Então não esqueçam de vir aqui quando puderem. Vai ter conteúdo técnico, de estilo, de beleza, de inspirações… O importante é que todo dia tem novidade aqui em janeiro. E se quiser compartilhar com as amigas e a família, eu aprecio e agradeço. Vejo vocês amanhã?

Beijos,

gabi

POSTS RELACIONADOS

  1. Anna Camila

    2 jan 2018 às 0h30

    No meu top 3 com certeza um tênis entraria…
    Agora a melhor notícia foi post todo dia! ❤
    Sucesso durante esse mês e todo 2018!
    Esse é o melhor blog de conteúdo de estilo… Vida longa!
    Beijos

    Responder
  2. Priscila

    2 jan 2018 às 1h04

    Gabi
    Assunto super pertinente: fiz uma limpa na minha sapateira, doei scarpins e rasteiras que não uso há tempos. E na minha lista de compras de calçados, estava um scarpin preto. Só que, lendo seu post, percebi que não preciso do scarpin preto, pois tenho sapatilhas pretas, botas pretas e sandálias pretas que podem perfeitamente suprir a necessidade do scarpin preto. Só vou adquirir um, caso encontre O modelo perfeito e por um preço Maravilhoso.

    Ah, sei que sapatos bons também custam mais caros, mas não tenho coragem de pagar (por exemplo) r$200,00 numa rasteira, sendo que um olhar clínico e boa pesquisa dá pra achar excelentes modelos e pela metade do preço.

    Feliz ano novo, estou feliz que teremos post todos os dias de janeiro. Adoro seu blog e sou Team Blog. Por favor, continue alimentando esse seu espaço com esse excelente conteúdo que você compartilha.
    Beijos

    Responder
  3. Thai

    2 jan 2018 às 1h08

    Você sempre trazendo conteúdos fantásticos e consistentes, Gabi!Excelente post, vai ne ajudar muito nos meus excessos

    Responder
  4. Belonisa Trindade

    2 jan 2018 às 1h40

    Obaaaaaa! Post todo dia super aprovado. 2018 já estou gostando de vc!!!!kkk

    Responder
  5. Simone

    2 jan 2018 às 3h47

    Oiiii! Adoro seus posts, vou acompanhar diariamente! Ótimo 2018 !! Bj

    Responder
  6. Debora Campos

    2 jan 2018 às 12h36

    Lindeza amei o post e ja vinha programando pra 2018 um guarda roupa e sapateira mais enxutos, vc me ajudou muito!!!!!
    Adorei que vai ter post todos os dias em janeiro, com ctz estarei aqui, lendo com alegria todos os dias <3 bjsss otimo começo de ano!!!!!

    Responder
  7. Camila

    2 jan 2018 às 12h39

    Gabi, lembro que em algum outro post você falou algo por cima sobre a supervalorização dos tênis brancos. Fiquei curiosa para saber mais sobre a sua opinião pessoal e técnica sobre eles, rs. Fica aqui uma ideia de pauta, já que estamos falando sobre sapatos.
    Beijos

    Responder
  8. Gabriela Lopes

    2 jan 2018 às 14h28

    Oba, post todo dia!!!!

    Ah, Gabi, como eu queria não gostar de comprar sapatos…mas qdo eu vejo, pronto, já estou eu com um par novo…

    Responder
  9. Carol Andrade

    2 jan 2018 às 14h56

    Adorei o post!
    Pra mim seu conteúdo é sempre útil!
    Eba!! Post todos os dias: presente de ano novo pra gente!
    Arrasou!!

    Responder
  10. Leticia

    2 jan 2018 às 17h44

    Amei o post e super feliz que teremos muitos posts em janeiro!
    No meu top 3: tênis cinza, mocassim nude e bota preta estilo coturno.
    Se pudesse aumentar a lista para 7 seriam: alpargata, slip on stampada, sapatilha preta básica e uma chelsea boot caramelo.

    Responder
  11. Glaucia Zanini

    2 jan 2018 às 18h38

    Post TODOS OS DIAS??? Minhas preces foram atendidas! Obrigada Senhor! Obrigada Gabi!

    Responder
  12. Natália

    3 jan 2018 às 13h34

    Desconsiderando o chinelo e o tênis de academia, acho que meu top 3 seria:
    1. sapatilha de bico fino em verniz preto;
    2. bota de montaria (moro em poa/rs e no inverno só uso isso!);
    3. uma sandália mais arrumadinha para eventos

    Responder
  13. Camila Valeriano

    6 jan 2018 às 2h23

    Eu tinha falado no instagram (antes de ler o post): 1 tênis, 1 scarpin nude, 1 sapatilha preta e uma colorida. Agora (depois de ler) eu digo que vivo com 5 sapatos: os 4 anteriores + uma sandália de salto nude com alguns brilhinhos discretos. Inclusive vou até fazer uma limpa nos meus sapatos!

    Responder
  14. Amanda Oliveira

    7 jan 2018 às 1h52

    Adorei o checkmatte Gabi! Adoro o seu conteúdo e sinto falta de mais posts no blog! Com ctza vou voltar todos os dias!! Bjoo

    Responder
  15. Betina

    9 jan 2018 às 11h12

    Oi Gabi
    Adoro seus posts! Me ajudam demais!
    Vou voltar aqui todo dia =D
    Bjs

    Responder
  16. Natália Gerhard

    9 jan 2018 às 19h23

    Gabi, juro que acho difícil ser tão contida com sapatos e roupas morando aqui no RS. Rola verãozão e friozão, temos que ter dois “guarda-roupas”. heheh
    Estou tentando comprar menos e melhor, optar por peças mais versáteis e atemporais. Uma sapatilha de onça está nos meus planos há anos, mas é chatinho encontrar uma legal (com cara de rica). Essa do post está linda, de onde é?

    Responder
  17. Pingback: AS 3 BOLSAS DA MINHA VIDA | Gabriela Ganem

  18. Ana Carolina Mattos

    15 jan 2019 às 10h06

    Oi Gabi! Pra mim é até um pouco fácil ser contida na hora de comprar sapatos, pois assim como você tenho um pé de um tamanho um pouco difícil de achar em qualquer esquina… calço 42. Mais tirando esse fato, super concordo com as suas escolhas! Moro no interior do RJ e tirando o par de botas e a sandália de salto (que só uso em viagens e em festas bissextas) todas as outras sugestões já definem o meu armário. Aproveitando o assunto, você tem alguma loja de sapatos pra me indicar aí no Rio?

    Responder