QUAL É O SEU FORMATO DE ROSTO?

Consultoria de Imagem
01/02/2018

Este é o último post do nosso xeque-mate, o mês em que eu postei todos os dias! Não foi fácil, mas foi delicioso. Amo fazer isso e se você não tem um blog, recomendo ainda que como hobby. Eu prometo tentar manter um bom ritmo… Mas o blog não paga meus boletos (não diretamente, rs) e eu preciso sempre priorizar os atendimentos – até porque eles me dão uma experiência ótima que divido aqui sempre que posso. Imagino que vocês entendam.

Ainda assim sou muito grata por cada clique e indicação para amigas de vocês. Nunca tive uma audiência tão legal e curiosa. Me dá um prazer enorme! E por favor, não parem de acessar, rs. Falando em curiosidade, foi só eu dizer que tinha receio de post de formato de rosto que todo mundo correu para pedir no Instagram, né? Essa coisa de democracia complica nossa vida, rs… Mas já que vocês pediram, eu vou tentar o meu melhor!

Aliás, vale ler o post sobre o rosto ao longo do tempo! Adoro esse post!

A complexidade no diagnóstico de formatos de rosto está na variedade. São 9 desenhos diferentes e uma montanha de possíveis diagnósticos, já que uma pessoa pode ter mais de uma demanda. Quando digo isso, falo de ter mais de um tipo de proporção para compensar. Na última vez que falei sobre formato de rosto era num post sobre penteados para noivas. Eu simplifiquei em 3 tipos de proporção:

Formato de rosto 

Rosto curto, Rosto proporcional (ou de proporção oval) e o rosto longo. Considerem o rosto oval como o ideal, o equivalente facial do corpo ampulheta. Nesse formato a largura é mais estreita que o comprimento. Qualquer coisa fora desta proporção pode estar curto (geralmente com uma mesma medida aproximada de altura e largura) ou longo (muito estreito em relação ao comprimento). 

Formato de rosto

Parece fácil até aqui, né? Calma que é só a introdução. Agora vamos apresentar os diferentes tipos de rosto: oval, redondo, quadrado, retângulo, triângulo, triângulo invertido, coração, longo e diamante. Complicou um pouquinho, né? Vamos ao desenho e a explicação individual…

Formato de rosto

Rosto Oval :: é a nossa referência de proporção. Nele a altura é um pouco maior que a largura e os traços são arredondados em cima e mais estreitos embaixo. 

 Formato de rosto     

Redondo :: a largura de uma dimensão muito próxima à da altura e o desenho é mais arredondado no maxilar e linha do cabelo.

Quadrado :: é como o redondo, só que com as extremidades mais angulares, resumidamente.

Longo :: é bem mais longo do que largo, mas com traços arredondados em cima e estreitos embaixo.

Retângulo :: é como o redondo, só que com as extremidades mais angulares, resumidamente. Costuma ter a mesma largura no maxilar e na testa.

Triângulo :: esse é bem auto-explicativo, rs. Acontece quando a base do rosto é mais larga do que a testa. 

Triângulo invertido :: também dá para imaginar… É quando o maxilar é muito mais estreito do que a testa. 

Coração :: é como o Triângulo invertido, só que com o pico da viúva evidente (aquele triângulo do cabelo na testa) e queixo mais fino.

Diamante :: tem a maçã do rosto larga e testa e maxilar estreitos.

Por favor, considerem as fotos e não as pessoas. Dentre todos esses, naquela escala de proporção, o redondo e o quadrado costumam ser o de proporção curta. O longo e o retângulo são os de proporção longa. E os demais costumam ser os proporcionais. Consegue identificar o seu? Minha recomendação é conseguir alguém para ler isso aqui e dizer para você. O espelho e a foto no ângulo errado podem enganar muito. Se for algo evidente, maravilha! Mas é sempre bom ter alguém de fora para ajudar… Ou um consultor de imagem, claro.

Vale lembrar que não existe um formato de rosto errado. Não é para se descabelar porque o seu rosto não é oval, ok? O que importa é ter o diagnóstico para ter uma noção do que fazer com os traços que o universo te deu. Todos os rostos podem ser bonitos. O que o consultor de imagem faz é compensar proporções. Ou vai dizer que a Gigi Hadid tem um rosto feio? Ou a Liv Tyler? Ninguém se atreveria numa afirmação estapafúrdia dessas, né? Então, sem neura!

E agora que você sabe quais são os traços do seu rosto, o que fazer com isso? Vou precisar de muitos posts para desenvolver sobre truques de ilusão de  ótica para formato de rosto. Mas a ideia é avaliar onde está faltando e onde está sobrando para tentar compensar com maquiagem, cabelo, óculos, formato de gola, modelagem de acessórios… É todo um mundo particular. Mas a gente chega lá!

E, aí? Satisfez a curiosidade de vocês? Conseguiram diagnosticar seu formato de rosto? Pode ser bem difícil mesmo mas não desistam, rs. E quem não quiser fazer isso sozinha pode contratar algum serviço de consultoria de imagem, obviamente. Eu ofereço dois pacotes. O Manual do Rosto que é online e costumo fazer para pessoas que não moram perto de mim. Ele conta com análise do formato do rosto, além das ilusões de ótica para seu formato e também um pouco de coloração usando o contraste. Ou ainda o de Análises Completas que conta com análise cromática, análise de estilo, de tipo físico e de rosto (isso também faz parte da consultoria completa, claro). Se tiverem dúvidas mandem aqui ou nas redes e para saber mais sobre os pacotes, basta clicar em Portfólio

Beijos,

gabi

POSTS RELACIONADOS

UMA BREVE ANÁLISE DO VESTIDO DE NOIVA DE MEGHAN MARKLE
OS MEHORES LOOKS DO MET GALA 2018 SEGUNDO EU MESMA
5 DECOTES PARA ROSTO REDONDO ILUSTRADOS POR OLIVIA PALERMO
ANÁLISE DOS LOOKS DA PREMIERE DE AVENGERS 3
  1. Talyta Em 01/02/2018

    Acho interessante a questão da complexidade de formato de rosto por que acredito que ela pode variar com maior facilidade do que formato do corpo, por exemplo com o uso da franja ou ganho/perda de peso, além do angulo de observação, numa foto o rosto oval pode parecer triangulo invertido como a própria Kim Kardashian que sempre me confunde. Kim triangulo invertido:https://www.diariouno.com.ar/cholunotas/kim-kardashian-enamorada-su-rubio-platinado-20150323-n24257.html


    Responder

  2. Regina Em 01/02/2018

    Oi Gabi! obrigada por este janeiro xeque-mate. foi uma jornada muito prazerosa e com muitos aprendizados em seus posts diários.
    porém, tem um ponto negativo nisso tudo, fiquei mal acostumada 🙁 rsss
    quero post todos os dias pra sempre kkkk
    o post ficou ótimo! obrigada pelo esforço e preocupação de sempre nos trazer os conteúdos com riquezas de detalhes. identifiquei meu formado de rosto, sou team quadrado
    rsssss


    Responder

  3. Belonisa Trindade Em 01/02/2018

    Obrigada pelos posts diários, fiquei viciada. E agora? rsrs
    Post excelente e super explicativo=)Acredito que meu formato de rosto seja longo, mas, como alguém citou num comentário acima, também penso que a disposição do cabelo pode alterar o formato.
    Não nos deixe sem posts, ok?!kkkk


    Responder

  4. Milena Em 01/02/2018

    #chatiadissima sem os posts diários, fiquei mal acostumada kkkkkkk
    Muito obrigada por compartilhar tanto conhecimento, Gabi! Seu blog se tornou o meu favorito disparado! Por favor não nos deixe sem posts rsrsrs =P

    Engraçado, tenho certeza de que falo isso por influência (pois já me disseram que o meu rosto é um misto de redondo em cima com quadrado em baixo), mas eu comecei o post achando que meu rosto era proporcional e agora estou na dúvida se ele é totalmente quadrado mesmo…acho que meu corte de cabelo influenciou bastante nessa incerteza kkkkkk

    Beijo grande em você, sua maravilhosa!


    Responder

  5. Barbara Em 01/02/2018

    Gabi, seu xeque-mate foi mara! Parabéns!! Entendo, que, como todas nós você também é um ser de carne e osso e tem boletos pra pagar, não se preocupe!;)
    Sei que já disse isso, mas não custa reforçar, elogio nunca é demais: acho seu Blog fantástico! Você traz informação didática de uma maneira fluida. Adoro, e aprendo muito!
    Beijos!


    Responder

  6. Simone Batista de Oliveira Em 02/02/2018

    Amei o post!
    Desconhecia tantos formatos de rosto! Sempre achei que o meu fosse oval, agora já penso que pode ser o diamante… Muito bom ler seu Portfólio, saber valores e detalhes do serviço (que muito me interessa). Um dia te contrato!!! #sonho


    Responder

  7. Milena Em 05/02/2018

    Gabi, não sei se acertei, mas o seu rosto seria oval?


    Responder

  8. Pingback: TENDÊNCIA :: OS ÓCULOS PEQUENOS E VOCÊ | Gabriela Ganem

  9. Pingback: 5 DECOTES PARA ROSTO REDONDO ILUSTRADOS POR OLIVIA PALERMO

  10. Flávia Em 04/05/2018

    Olá! Gostei bastante desse post. Vou aguardar agora o que falará sobre o rosto longo, que é o meu caso!


    Responder