07/03/2018

Essa modinha nem está mais tão em voga assim… Mas a cada vez que eu me manifesto opositora ao tênis branco, eu recebo um monte de mensagens confusas com o motivo. A verdade é que eu nunca expliquei explicitamente. Por isso, resolvi fazer um post que ilustra da melhor forma possível porque eu não consigo ser adepta do tal calçado. Vou abrir com uma pergunta: Qual é a primeira coisa que você nota em cada imagem abaixo?

A minha resposta é sempre o tênis branco. Pode não ser o que mais me atraia na foto (nunca é) mas é o que chama a minha atenção na largada. Isso porque o branco é super vibrante e claro. Ao colocar um sapato nessa cor, acaba criando um ponto focal no pé. O que não é proibido mas, quando se trata de um tênis, raramente é algo sutil. Tênis são robustos, volumosos, pesados (desculpem se são todos meio sinônimos, rs) e não costumam favorecer tanto a silhueta. Quando é branco então, parece ainda maior, já que cor clara expande. Olha que diferença:

Eu não estou dizendo que é proibido usar tênis branco. Até porque cada um faz o que quiser, né? Quem sou eu, rs. Mas se você já achava estranho, talvez isso te dê uma explicação. Esse tipo de modelo corta a silhueta de forma violenta. Principalmente se o conjunto da obra for escuro. Ou seja, vale mais usar com looks claros ou pelo menos com calças claras:

Outra estratégia é criar um outro ponto focal mais destacado ainda. Mas não sei se existem muitas coisas que vão superar a luminosidade do tênis branco. Talvez um colar de LED? rs… Mas uma camisa branca pode ser um bom começo. O que não quer dizer que vá ficar melhor com outro sapato, mas já é um começo. Isso sem contar que branco não funciona para todo mundo, lembram?

Claro que o formato do calçado também influi bastante. O All Star é o que eu acho o mais razoável, porque é o modelo mais sequinho. Além disso, tem uns arremates que quebram um pouco a brancura. Mas mesmo este, se puder ser off-white, já é uma grande evolução. Agora, algum no naipe de tênis de ginástica eu não recomendo mesmo. O que acham deste tipo de tênis? Gostam? Conseguem ver o que eu vejo?

Beijos,

gabi

POSTS RELACIONADOS

  1. Mirela

    7 mar 2018 às 16h04

    Até consigo entender… mas não consigo deixar de amar! hahahaha 😉

    Responder
  2. Bárbara

    7 mar 2018 às 16h06

    Sou do time que concorda com você. Teve uma febre muito louca de tênis branco e, como ando muito a pé e sempre prezei pelo conforto – antes de conforto virar tendência – fiquei pensando se essa tendência não seria para mim, mas NUNCA gostei de tênis branco, desde os tempos de escola. Primeiro, porque suja muito fácil, e detesto ter que usar coisas que tenho de limpar o tempo todo… e, em segundo lugar, porque achava sem graça, feio, mas não entendia por que e, com seu post, tudo foi elucidado. Além disso, sou dessas pessoas que se sentem amareladas/pálidas/com-olhos-pequenos-e-rosto-cheio-de-crateras quando uso branco. Item branco que curto, só minha calça, sempre combinada com blusas coloridas ou até preta, que não é tão ruim… e o legal é que, mesmo se minha calça encardir, não vai ficar ruim, porque branco encardido e prata/ouro envelhecidos/escurecidos combinam comigo.

    Até cheguei a procurar All Star branco (de couro) por aí, influenciada pela tendência… sendo que eu já tinha um All Star vermelho já desbotado. No final, mandei uma real para mim mesma e pensei: “estou querendo tênis branco por mim ou porque é tendência?” Essa tendência veio e está passando, e eu aqui feliz com meu All Star vermelho desbotado e o meu tênis esportivo preto. Acho tênis branco sem sal, sem personalidade… nesses looks de tênis branco cabe um tênis colorido ali perfeitamente, é só abrir a mente um pouquinho e olhar para dentro, em vez de tentar imitar foto do pinterest.

    Ver uma consultora de estilo criticar uma tendência é sempre um alerta para enxergarmos as coisas com espírito crítico e julgarmos pensando no que combina com o nosso modo de ver o mundo, e em vez de julgarmos com base no que nos entregam de mão beijada como se fosse um fato universal.

    Consigo ver o que você vê, Gabi. Tem look ali que cabia um nude, ou um tênis (All Star) PRETO, cinza grafite, azul-escuro, ou cores mais ousadas, dependendo do grau de ousadia da pessoa… e ficaria, na minha humilde opinião, tão mais bonito, ousado, visualmente rico! Acho branco sem graça. 😀

    Responder
  3. Bia

    7 mar 2018 às 16h11

    Mas é claro que eu concordo! rs

    E continuo amando o tênis branco mesmo assim. Gosto dessa ruptura que ele provoca 🙂
    Eu tenho um estilo bem bonequinha, então uso o tênis pra quebrar isso. Por mais que eu ame um bico fino, às vezes é o pesadão do tênis que traz o tom que eu quero. Adorei ler a sua análise!

    Responder
  4. Samanta

    7 mar 2018 às 16h43

    Ah, eu adoro [mas sou a louca dos tenis]. Acho que é uma opção mais delicada se comparar com a versão preta do mesmo modelo, principalmente esses da adidas

    Responder
  5. Mariana

    7 mar 2018 às 17h08

    Eu sabia que havia um motivo de eu não conseguir usar!

    Responder
  6. GISELE

    7 mar 2018 às 17h16

    Concordo! Mas fico pensando, e os tênis prateados? Eu tenho um e amo!!! Ele causa esse mesmo efeito do tenis branco? Eu tenho a impressão que não.

    Responder
  7. Barbara

    7 mar 2018 às 18h28

    Yaaasssss Gabi!
    Nunca gostei de tênis branco, acho que todo mundo é automaticamente transformado em Ronald McDonald! Taí a explicação de uma especialista na minha teoria! hahahaah
    Acho tenis cinza tão mais elegante, tipo o Gazelle da Adidas, que é super delicado. Esses Stan Smith da vida são muito Ronald McDonald, na minha humilde opiniao!
    Thanks God for Gabi.

    Responder
  8. Andrea

    7 mar 2018 às 18h41

    Concordo com você, pode até ficar interessante para algumas pessoas mas eu particularmente tenho trauma do tênis branco porque no colégio em que eu estudava este tênis era obrigatório, nunca mais usei calçado desta cor, rs…

    Responder
  9. Duda

    7 mar 2018 às 19h04

    Sim, Gabi! Eu concordo muito contigo!!! Mas confesso que tenho um tênis branco que adoro e acho que a “modinha” tem tudo pra ficar por um bom tempo por aí… Bjs

    Responder
  10. Anna Camila

    7 mar 2018 às 19h27

    Eu AMO tênis branco… O meu tá tão velhinho que já quero outro…
    Nunca gostei com combinações muito destoantes mas não sabia porque…
    Mas amo com jeans, com short, com vestido…
    Só não curto em blocões de cores como nessas fotos!
    Pra quem gosta acho que esse post serve pra gente prestar mais atenção e harmonizar um pouco mais quando usar tênis branco…
    Amei!

    Responder
  11. Belonisa Trindade

    7 mar 2018 às 19h33

    Eu nunca curti kkkk, mas meu motivo de não gostar é que ele quebra a sofisticação de muitas peças, deixa esporte, casual demais. Alguns desses looks da primeira imagem ficariam muito mais bonitos com outro tipo de sapato/sandália. Pode ser só minha impressão misturada com meu gosto pessoal rsrs.

    Responder
  12. Bruxinha

    7 mar 2018 às 20h25

    Lindíssima, falou tudo! Rsrs
    Brincadeira a parte, não gosto de nenhuma cor, pq pra mim tênis é na academia! Uma sapatilha bacana ficaria tão melhor nesses look, se a ideia é andar rente ao chão…

    Responder
  13. Ana paula

    7 mar 2018 às 21h54

    Entendo seu ponto de vista, mas amo não só tênis brancos como sapatos brancos em geral (incluindo plataformas e oxfords de plataforma estilo Stella Mccartney – sim, ainda uso mesmo tendo passado a febre). Acho que o sapato branco cria muita personalidade na roupa, independente do que vc esteja vestindo. Beijos, amo seu blog!

    Responder
  14. Priscila

    8 mar 2018 às 9h46

    Concordo plenamente com tudo!
    Tênis branco, bota branca, tratorado branco, de longe é o pé que se destaca. E desde meus 14 anos de idade que não coloco um tênis branco nos pés. Tenho um nude de renda que está pedindo troca, mas só o farei qdo encontrar um substituto em couro Nude ou dourado fosco para substituição.
    E eu tenho sapatos coloridos, estampados, mas branco, no máximo um off white no formato de uma sandália rasteira ou sapatilha pra usar com looks claros

    Responder
  15. Marise

    8 mar 2018 às 18h10

    Gabi, post maravilhoso. Tenho um adidas superstar e quase não uso. Sempre que ponho me parece bruto demais. Vou tentar com calça branca. Beijo

    Responder
  16. Ana

    8 mar 2018 às 20h53

    Mas então que cor de tênis você sugere? Acho que já vi por aqui que você também não gosta de tênis preto. Beijos!

    Responder
  17. Simone Batista de Oliveira

    8 mar 2018 às 21h20

    Sempre achei que deixa meu pé muito maior do que já é. Mas tentei gostar por causa da moda, não deu! Tenho um preto lindo, mas as vezes me sinto menos feminina com ele… Tenho um cinza que uso mais… Amo tênis por ser confortável, moro longe do trabalho e vou a pé… Beijos Gabi!!

    Responder
  18. Beatriz

    9 mar 2018 às 15h05

    Adorei o post! Realmente o tênis branco chama atenção, mas não consigo deixar de usar.
    Como o meu preferido é um all star de couro que está sempre sujinho, considero ele bem neutro, virou um cinza! hahaha

    Responder
  19. KARINA

    14 mar 2018 às 14h31

    Meodeos! Obrigada! Amo tênis, tenho preto, marrom e vermelho, sempre de uma cor só mas não consigo engolir tênis branco. Nunca consegui entender e me sentia super na contramão das tendências. Falar a verdade, não gosto nem de tênis colorido com sola branca.

    Responder
  20. Ingridy

    29 jul 2019 às 1h51

    Eu detesto tênis branco, nunca nem tentei usar! Eu faço das suas palavras as minhas, ainda mais quando vc calça 39 o pé parece ser bem maior. Eu não gosto de nenhum sapato branco seja qual for. Eu opto pelo Nude sempre.

    Responder