YANNA LAVIGNE, O CABELO RUIVO E COLORAÇÃO PESSOAL

Consultoria de Imagem
03/03/2018

Se há poucos dias eu estava aqui dissertando sobre o cabelo loiro da Fernanda Paes Leme, hoje trago algo potencialmente mais prejudicial: o ruivo da Yanna Lavigne. E ambos os casos foram para uma mesma ação de tintura de cabelo. Acho que é quase unânime a reação das pessoas com esta transformação. Não vi muita gente apreciando, infelizmente:

Na minha cabeça, essas duas transformações depõem contra a marca. Não consigo nem achar um jeitinho de usar que me faça gostar mais. Dito isso, eu imagino e entendo que eu não sou o demográfico que esta campanha pretende atingir. Por isso é de se esperar uma certa rejeição de quem pensa como eu. E não é só por conta da Análise Cromática não. Acho que antes mesmo de eu saber o que era isso já não curtia essa mistura de tom de pele com um ruivo tão aceso

Apesar disso, é muito linda sim!

Ainda assim, do ponto de vista técnico, apesar de não ter uma regra ou lei, acredito que o ruivo colorido só funciona em pessoas coloridas (e não necessariamente todas elas). Calma que eu explico. Ontem me perguntaram se alguém poderia ficar bem com esse tipo de ruivo. Na hora pensei em Julianne Moore. Ela já usou potencialmente todas as variedades de vermelho no cabelo e raramente se sai mal. Eu atribuo isso ao seu colorido natural

 

Aliás, loira ela não fica tão mal assim , mas perde e muito para o ruivo, né? Por mim ela jamais deixaria de ter cabelo avermelhado. Qualquer um fica melhor que loiro ou castanho. Lembram da Dakota Johnson? Eu elegi um ruivo para ela no “Se esse cabelo fosse meu” que ela protagonizou. Acho que o colorido do rosto também explica no caso dela. Não só o de Dakota, como ainda o de algumas celebs que já experimentaram o ruivo com certo êxito:

Não estou entrando no mérito da cartela, apenas observando como ter traços coloridos pode coordenar bem com o cabelo vermelho. Isso explicaria porque a Rihanna fica um bocado melhor ruiva do que a maior parte das negras e morenas. O que não quer dizer que eu a prefira assim (ou as demais), rs. Esta semana eu estive no curso de formação em Análise Cromática da Dresscode e aprendi uma nova terminologia em relação ao “contraste colorido“. Vou estudar mais um pouco sobre ainda, mas sei que seria algo que colocaria em termos técnicos esta minha teoria. No caso da Yanna Lavigne, ela é tem uma cor mais homogênea entre seus traços. Por isso eu acredito que não cabe um tom de vermelho. O que acharam da transformação?

Beijos,

gabi

POSTS RELACIONADOS

A COR DO BATOM DA NIINA SECRETS PARA A MAC
CABELOS BRANCOS :: QUANDO É A HORA?
ANÁLISE DOS LOOKS DA PREMIERE DE AVENGERS 3
TODO CABELO LINDO É LINDO PARA VOCÊ?
  1. Bárbara Em 04/03/2018

    Bom, Gabi, sou muito conservadora com relação a cabelo, por isso assino em baixo nessa sua tag. Nunca gostei do resultado dessas campanhas de tintura, há anos vejo celebridades participando delas, e as cores escolhidas são sempre péssimas. Na melhor das hipóteses, estão um degrau abaixo da cor anterior.

    Já tenho um pé atrás com tintura – com a cor errada, então, vish! hahaha

    Portanto, não gostei da transformação. Acho que suas ponderações de cartela e contraste caem como uma luva porque explicam, do ponto de vista técnico, coisas que a gente nota, mas nem sempre sabe explicar.

    Sobre contraste colorido, uma historinha anedótica: minha mãe pinta o cabelo desde que ficou grisalha; ela tem olhos de um tom azul-esverdeado bem claro e cabelo castanho-acobreado médio. Costuma pintar de castanho e marrom, mas já foi loira e fez luzes. Uma vez, ela estava querendo fazer luzes loiras de novo, mas, como sempre achei que o loiro a apagasse, sugeri: “por que você não pinta de ruivo? Vai realçar seus olhos”. Acho que apliquei a lógica do contraste colorido de um jeito leigo. Ela nunca tentou o ruivo, mas continua mantendo o contraste natural dela em vez de fazer reflexo. Só que percebo que não seria qualquer ruivo ou mesmo vermelho que ficaria bem nela, principalmente porque suspeito de que somos, ela e eu, da “família” Outono. Claro, não dá para ter certeza sem análise.

    Só que essa questão do contraste colorido me deixou com uma dúvida: para ser considerada uma pessoa de traços coloridos, ela tem que ter olhos azuis/verdes? Isso me soou estranho, porque conheço algumas pessoas de pele morena e olhos castanhos mais escuros que ficam bem de cabelo colorido. Só que elas usam um colorido, ainda que “fantasia” (rosa, vinho), que parece constar na cartela delas, seja qual cartela for.

    Não gostei, por exemplo, do tom de ruivo eleito pela Alexis Bledel, achei meio fora do tom natural dela, mas a Kristen acertou – ficou tão bom quanto a cor natural dela! Encaixou com o nível de saturação e contraste dos traços dela.

    Detesteeeeei a Julianne Moore loira; se for pra ela sair do ruivo, prefiro castanho, mas um castanho dentro do contraste dela e que puxe mais para o alaranjado – nada de Mortícia Addams! lol

    E a Rihanna… ela é um ícone pop, fashionista, barroca, vanguardista… acho que, mesmo usando um vermelhão totalmente fora da cartela dela, não seria o colorido dela que sustentaria, mas o fato de ela ser A Rihanna. Que nem a Katy Perry com o cabelo preto. Hahahah


    Responder

    • Gabriela Ganem Em 07/03/2018

      Se vocês forem outono, mais chance do ruivo cair bem! 😉
      O contraste colorido é quando tem olho colorido, cabelo ruivo natural… Essas coisas.
      Um olho amarelado numa negra pode ser algo colorido, por exemplo.
      Mas se fosse em alguém de pele amarelada, não seria mais colorido. Deu para imaginar mais ou menos? rs
      Beijos!


      Responder

  2. Gabriela Lopes Em 04/03/2018

    Amo ruivo…mas nela realmente não curti, ficou com cara de “suja” (não sei explicar direito rsrs).
    Essas campanhas de coloração são horriveis!


    Responder

  3. Milena Em 05/03/2018

    Foi um pecado o que fizeram com ela…a Yanna é tãoooo linda!


    Responder

  4. Priscila Em 05/03/2018

    Essas marcas fazendo essas transformações só atestam o que eu penso sobre a sua identidade visual: só visual pobre.


    Responder

  5. caroline noronha scaramussa de mattos Em 05/03/2018

    Gabi, sardas são um indicativo de que o ruivo irá ficar bom?


    Responder

    • Gabriela Ganem Em 07/03/2018

      Costumam ser sim! 😉
      O que não quer dizer que é determinante… Mas estatisticamente, sim.


      Responder

  6. Adriana Em 06/03/2018

    Gabi, e o que seria uma pessoa colorida?
    Acgo q esses ruivos mais abertos ficam melhores em mulheres com tom de pele mto claro. Para morenas, acho q o melhor teria sido um ruivo mais fechado.


    Responder

    • Gabriela Ganem Em 07/03/2018

      Sua lógica procede…. Mas tem que avaliar a cartela também.
      Pessoa colorida é alguém que tem cores, rs.
      Olho azul, verde, amarelo (se a pele não for amarela também), cabelo ruivo, sardas, etc. É relativo aos traços da pessoa.
      Eu não tenho contraste colorido, por exemplo. Sou contraste em P&B praticamente, rs.


      Responder

  7. Debora Campos Em 06/03/2018

    oi Gabi querida, adorooo essa sua tag sobre cabelos 🙂
    Então eu tenho uma opinião pessoal sobre ruivos, acredito que ele fique bem so para pessoas de pele clara de preferência com subtom rosado e olhos claros tbm, nas demais pessoas inclusive na foto do post da Rihanna acho que fica terrível e com cara de pobre kkkkk.
    eu msm que sou mestiça de india kkkk ja tentei dois tons de ruivo um Borgonha que é aquele tom com um fundo roxo e um vermelho cereja … jesussss fiquei muito feia.O cabelo preto tbm me deixa com cara de velha e muito estranha ….
    Meu cabelo ideal é o meu natural ou mais iluminado com umas mechinhas mel… e descobri isso mudando de cor e testando antes mesmo de descobrir seu blog…. com o blog e seus posts percebi que tudo tem uma razão rsrsrsrs bjssss


    Responder

  8. Anny Em 06/03/2018

    Eu achei que esse tom “empobreceu” a Yanna. Ela fica muito mais viva, com viço, morena. Espero que ela só fique com essa cor horrorosa enquanto durar a publicidade.
    E por qual razão as empresas usam tons que não combinam com a pessoa nas campanhas publicitárias? Eu jamais escolheria esse vermelho para mim vendo ela usando-o, mesmo tendo um tom de pele bem diferente.


    Responder