ORGASM DA NARS :: UM BLUSH UNIVERSAL?

Beleza
31/07/2018

Hoje é 31 de julho, dia internacional do orgasmo. Um bom dia para tirar a poeira deste pequeno blog, rs. Não é que eu tenho a data anotada no meu calendário, nada disso. Mas é que a NARS, marca de maquiagem que dispensa introdução, aproveitou a ocasião para promover seu mais famoso blush. Aliás, mais famoso produto: o Orgasm! Recebi um release hoje e achei que era uma boa oportunidade para abordar uma questão importante que cerceia este notório ícone da maquiagem: ele é mesmo universal?

 

Eu não sei quem espalhou este mito por aí… Eu não acredito que tenha sido a marca, muito embora tenha sido uma história vantajosa e lucrativa: o Orgasm da Nars é o blush mais vendido nos Estados-Unidos. Eu não encontrei um ranking global, mas é bem possível que ele constasse no topo desta lista também. A verdade é que toda mulher que gosta de maquiagem ao menos já ouviu falar nele. Não é à toa que ganhou a fama de ser universal. Resta saber o que veio primeiro: o mito ou a lenda

Esqueça os sinônimos e a semântica por um momento… Mais será que o Orgasm vende mais porque dizem ser universal ou acreditam que ele é mesmo universal porque ele vende tanto? Tostines vende mais porque é mais fresquinho ou é mais fresquinho porque vende mais? Eu não sei. Mas se vocês me acompanham há alguns posts já devem saber que esta história de “universal” não se aplica muito por aqui… 

Para qualquer leigo, peles poderiam ser segmentadas, no mínimo, entre negras e brancas. Para uma pessoa mais introduzida no assunto, em temperaturas, quente e fria. Para você, cara leitora de longa data, o menor denominador de segmentação de tons de pele que temos é 12, certo? Inverno, Primavera, Verão, Outono e suas três variantes da análise cromática… Isso sem contar o contraste. Existe alguma cor de blush que poderia atender a todas essas pessoas – sendo elas brancas, negras, branquelas, morenas ou pardas? Taí um desafio interessante, rs (Me chama para conversar NARS, rs). Mas, pessoalmente, não vi ainda nenhuma cor de blush capaz disso, na minha humilde experiência. 

Quer ver como é simples? Pense em todas as cores de base do mundo. Agora pense em um blush que funciona com todas elas… E que o pigmento aparece o suficiente na pele negra, mas sem “manchar” a pele super clara. É uma tarefa bem difícil. Então vocês já sabem que essa história de funcionar para todo mundo não é bem assim. Dito tudo isso… Eu acho que o Orgasm da Nars faz um excelente trabalho sendo um blush muito abrangente. Talvez um dos mais abrangentes até hoje!

A fama não é totalmente gratuita e nem totalmente equivocada. O Orgasm é sim um bocado curinga, pelo menos em matéria de tom. Para pigmentação em peles claras x escuras, isso eu já não sei. Quem estiver pelos extremos e tiver experimentado, pode dividir com a gente. Mas voltando ao tom, acredito que o que faz do Orgasm um bom neutro é o equilíbrio entre rosas e laranjas. Ele acaba ficando entre um coral e um pêssego. Se fosse um coral muito pigmentado, talvez eu temesse uma cor muito viva. Mas ao que parece, a própria Nars indica que é uma fórmula mais suave, para ir “saturando” gradualmente, à gosto. Nesse caso, acho que ele acaba realmente sendo um tom bastante democrático, pelo menos em matéria de cartelas

No caso, a única cartela em que eu desaconselho o uso do Orgasm por completo é a minha cartela, rs. A estação de Inverno Frio/Puro/Verdadeiro não tem nenhum tom sequer vizinho do laranja, coral ou até pêssego. Sem contar que o Orgasm tem partículas douradas… E a cartela fria não tem dourado (eu uso assim mesmo, porque não abro mão, mas com sabedoria, dentro do possível). Claro que se você ama, adora, é seu blush favorito, não precisa deixar de usar por conta disso… Afinal tudo o que eu falo são orientações e não leis sujeitas à multa. Compense como puder no resto e vá em frente! E vocês, o que acham do Orgasm da Nars?

Beijos,

gabi

POSTS RELACIONADOS

7 CORTES DE CABELO PARA DISFARÇAR TESTA GRANDE
A COR DE SOMBRA PARA A SUA COR DE OLHO
TODO CABELO LINDO É LINDO PARA VOCÊ?
MICROPIGMENTAÇÃO :: É PARA VOCÊ?
  1. Natália Em 31/07/2018

    Sobre os extremos de pele: acho que a vantagem do Orgasm é ele ter uma cobertura super construível. Não sei como ele se comporta em peles negras, mas pra mim que sou branca-azeda consigo ir de uma corzinha quase imperceptível a um blush marcadão com ele, construindo camadas.
    Desconfio que eu sou inverno, mas os brilhinhos dourados do Orgasm são irresistíveis hahah


    Responder

  2. Maria Costa Em 01/08/2018

    Em mim ele é o meu blush favorito!!! O tom coral dele na minha pele fica maravilhoso! E o brilho dele também!! Confesso que em clientes nunca usei, pois o meu tá no finzinho – como tenho uma paleta de blushes, uso muito ela.


    Responder

  3. Roberta Em 01/08/2018

    Gabi da dica de um
    Blush pra quem eh inverno puro!


    Responder

  4. Laura Em 01/08/2018

    Sou suspeita pra falar pq acho que eu sou das cartelas mais acertadas pro Orgasm da Nars, maaaas foi o único blush que já me pararam no escritório pra dizer como eu tava com uma cara boa, saudável. Isso num dia só de corretivo e blush, que são os únicos produtos que não abro mão. Aprovado para outonos suaves, apesar do brilho, eu diria!


    Responder

    • Isabela Monteiro Em 17/09/2018

      Oi, Laura! Bom saber! Sou outono suave tb e uso o Rockateur, da Benefit. Apesar de ter uma camada de brilho, ele não fica brilhante. rsrs Bjs.


      Responder

  5. Danielle Aragao Em 01/08/2018

    Gabi, o Orgasm eu não sei… mas vc já pensou no benetint, da benefit?! Ele tem cor de sangue, e o sangue todo mundo tem parecidinho, né?! Imagino que se houver um blush universal, seria ele (servindo Tb como um batom universal!)


    Responder

  6. Debora Campos Em 01/08/2018

    Morro de vontade de adquirir um Gabi hahahaha meu tom de pele é quente so isso que eu tenho quase certeza hahahaha bjsss


    Responder

  7. Marise Em 01/08/2018

    Gabi, senti sua falta.
    O Orgasm é meu blush favorito. Uso diariamente para trabalhar. E quando saio também. Só aplico mais, quando uso a noite. O melhor do Orgasm é que ele faz com que fiquemos com cara de saudável. Acho que para mim, fica com aquele rosinha de saúde. Sou bem branquela e com o cabelo bem preto e acho que o blush ajuda a equilibrar tudo. Beijo


    Responder

  8. Priscila Em 02/08/2018

    Pode não ser universal, mas acredito que a cor dele e o resultado alcançável através de camadas faz com que ele agrade a uma boa parte da população mundial


    Responder

  9. NIVIA CHIARELLI A AKAHORI Em 02/08/2018

    Podemos dizer que o Galifornia da Benefit e um substituto para o Orgasm?


    Responder

  10. Mauren Em 03/08/2018

    Oi Gabriela. Lembra do blush da Julia Petit? Comprei na emoção, fecha com inverno? Uso desde que comprei, não tem fim ! Bjs, obrigada. Posta mais, por favor !!


    Responder

  11. Pâmela Lenoir dos Anjos Em 08/08/2018

    Não sei se ficaria bom em mim tbm


    Responder

  12. ana paula duarte monteiro Em 24/08/2018

    Lá nos idos de 2012 fui toda feliz numa Sephora nos EUA pra comprar esse Orgasm e qual não foi a minha decepção: não ficou bom em mim. Sou morena, cartela inverno escuro, e ele praticamente não aparece na minha pele. Comprei outro da NARS também, mas de outra cor (não lembro o nome).


    Responder