Sei que o blog já está com teias de aranha e que todos os dias alguém vem puxar minha orelha (coberta de razão). Não é que eu não acredite no poder do blog ou que não tenha mais paciência para ele… Pelo contrário. Está difícil conseguir tempo para fazer um post como eu gosto, rs. E eu gosto muito! Não sei se notaram mas tenho tentado compensar nas postagens do Instagram e na minha nova coluna do @Advoguettes – já me viram por lá? Só que o blog é o blog e hoje eu resolvi fazer dele uma prioridade. Desativei o whatsapp (peço desculpas a quem estiver me esperando, inclusive), fechei os meios de comunicação e sentei no escritório para fazer um texto completo, como se deve. Espero que apreciem o esforço e que gostem do conteúdo, acima de tudo. E sobre o que eu vou falar hoje? Um dos meus assuntos preferidos, o preto. Afinal, se preto destrói as cores, que cores combinam com preto? A resposta está na própria pergunta… 

Se o preto é inimigo da cor, existem duas soluções para coordená-lo. A primeira é usar elementos sem cor. Como assim? Ora, branco e cinza. Não é à toa que P&B são o grande clássico que são. O grande dilema deste combo é que vocês já sabem que nenhum dos dois são exatamente as cores mais democráticas do mundo. Não só fazem parte de poucas cartelas da Análise Cromática como, juntos, formam o maior contraste do mundo. Ou seja, a menos que você seja de uma cartela de inverno e de alto contraste, talvez não seja uma boa ideia para você. Já o cinza pode ser uma opção mais interessante para a média das pessoas porque faz um contraste mais sutil. 

Já a outra solução é usar o dito cujo com cores que contenham bastante… preto. Pense numa cartela de preto, vinho, uva, roxo escuro, verde escuro, ocre, marinho… Essas cores juntas são harmoniosas porque têm o preto em comum. Mas é bem provável que você vá precisar de mais de uma delas para fazer a harmonia funcionar, nem que seja com um batonzinho a mais. É aquilo que eu vivo dizendo: nada melhor do que o preto para transformar uma cor linda em algo banal. Então você vai precisar caprichar na produção para mostrar que tem um raciocínio estético por trás daquilo, certo? 

Quanto mais escura a cor, mais chances de ela coordenar com preto. Se ela não tiver pelo menos 50% de preto, acho que é melhor se ater aos cinzas e brancos. Ou usar uma outra cor intermediária como “amortecedor” entre elas. Claro que eu estou me referindo a um look com predominância de preto. Se for um lenço ou um pedaço de uma estampa a coisa não é bem assim. Se é uma produção toda colorida com um pedacinho de preto, isso não se aplica. Estou falando de uma peça inteira, pelo menos, rs. Parece difícil mas não é tanto assim:

Lembrando que se você não tem preto na sua cartela (ou suspeita que não tem), melhor manter o preto mais afastado do rosto e deixar as outras cores na área vip – colo, rosto, cabelo, brincos, enfim, o perímetro do rosto. Mais uma vez montei uns looks aqui embaixo para ilustrar melhor o que eu estou falando. Cada um com seus devidos links afiliados embaixo:

Body | Cachecol | Calça flare | Bota | Jaqueta | Bolsa

Colete | Vestido | Blusa | Bota | Bolsa | Meia-Calça

Blazer | Saia | Gola rolê | Bolsa | Scarpin

A ideia é usar versões bem escuras de cada cor, ou pelo menos em uma das cores. Como você une um preto a um amarelo, por exemplo? Fazendo a ponte com um azul marinho, com um vinho ou até mesmo com um branco. O importante é haver um agente neutralizador, rs. Assim fica mais fácil coordenar o preto com cores claras. Eu acho ainda melhor quando são cores análogas. Um roxo com um lilás, por exemplo. Mas isso é assunto para outra pauta… O que acham?

Beijos,

gabi

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Acho que a pergunta que eu mais recebo em mensagens ou e-mails é se eu faço Análise Cromática online. Como minha terra natal é a internet é bem comum cruzar com pessoas dos 4 cantos do mundo – sobretudo porque nós, brasileiros, somos os maiores colonizadores do mundo pós-colonial, rs. Essa é uma das partes mais legais de trabalhar como eu trabalho mas, ao mesmo tempo, a distância acaba inviabilizando alguns serviços. Afinal, a Análise Cromática online funciona?

 

Eu não acho que estou em posição para determinar o que vale e o que não vale para toda uma classe. Ainda assim eu tenho duas colocações. A primeira é: eu não faço. Por que eu não faço? Seria ótimo para mim. Poderia trabalhar de casa, cobrar mais barato e atender muito mais gente… Coloriria o mundo dos meus sonhos (ou quase isso). Só que eu não acredito que funcione. Eu sei que tem muita gente que oferece este serviço e eu não julgo. Acho que dá para acertar sim à distância. Meu problema com isso não é a chance de acerto, mas a chance de erro

Me digam vocês… Quando a gente faz Análise Cromática, tomamos certos cuidados.  É preciso neutralizar as cores da cliente com capa e até touca em tecido cinza neutro. A luz tem que estar na temperatura e intensidade certas. Ou seja, tem que ser feito na luz do dia e não em qualquer horário. Se feito com luz artificial, as lâmpadas têm que simular a luz do sol, com temperatura acima de 5500K e IRC (Índice de Reprodução de Cor) acima de 91 numa escala de 0 a 100. As lâmpadas domésticas costumam ter um IRC de 80.

Além disso, a cliente tem que estar de cara lavada. Vamos supor agora que você consiga uma câmera que consiga reproduzir as cores e as luzes exatamente como elas são ao vivo, nestas circunstâncias, sem variar exposição ou cor dependendo do ambiente. E ainda que a compressão no envio do arquivo não altere em nada a imagem. A Análise Cromática Online te parece algo factível de forma infalível?

Eu não diria nem que são a mesma pessoa… Quem dirá da mesma cartela!

Não estou dizendo que é impossível acertar um diagnóstico. Mas também é impossível garantir um, pela minha experiência. A maioria dos diagnósticos online são feitos baseados em estereótipos ou achismos, como a falácia da cor das veias. Os estereótipos ajudam sim. É como eu me oriento muitas vezes quando dou meus palpites sobre as celebridades aqui ou no Instagram. Só que quanto mais eu faço Análise Cromática, mais me deparo com pessoas fora da tal caixa. Sardas que não são de estações quentes… Pessoas de pele bem bronzeada que são de cartelas inclinadas ao frio… Ou seja, pessoas que eu muito provavelmente teriam no mínimo me deixado bem dividida na Análise Cromática Online.

Já cheguei a palpitar que a Isabella Santoni era de estação opaca… Mas depois eu soube que ela é Primavera Pura (Quente e viva, rs). Até hoje, ao olhar esta foto, eu fico balançada. Mas eu sei que meu pitaco virtual não é nada perto da Análise ao vivo, que é a verdadeiramente confiável.

Eu tenho sim um pacote online (em breve, dois!) que abordam a coloração mas que usam o contraste como ponto de partida. O que é diferente de um diagnóstico de cartela de cores. Dá para sugerir mudanças com propriedade, sem arriscar um erro brutal. E o que eu sugiro para aquelas que não têm consultoras habilitadas na sua cidade é usar recursos assim, que não tem erro. E para quem tem, procure um profissional de confiança e faça ao vivo. É melhor fazer uma só vez e fazer direito do que ficar arriscando ou pior: investir na cartela errada. O que acham?

Beijos,

gabi

Caso alguém ainda não tenha notado, tenho uma pequena obsessão com sobrancelha. Se o cabelo é a moldura do rosto, a dita-cuja é a moldura do olho e, talvez por isso, até mais importante. Acho que eu preferiria ficar careca a ficar sem minhas taturanas (sou apegada). Mas além da minha relação de dependência emocional com a minha própria sobrancelha, existe uma questão mais racional por trás disso. Já falei sobre como ela interage com o contraste, lembram? Mas tem mais uma questão vital em torno disso…

Isso não é tão relativo quanto o contaste individual e sim mais uma questão geral de coloração: com a idade a sobrancelha vai ficando mais rala e menos pigmentada. O mesmo processo que acontece com a boca (e que não à toa desencadeia uma enxurrada de preenchimentos). Por isso, é comum o nosso cérebro associar uma sobrancelha muito clarinha a mais idade. Sobretudo quando há um descompasso com os demais elementos de contraste. Se você tem pele clara, cabelo escuro e sobrancelha clara, o efeito é acentuado. Talvez por isso a gente tenha observado um boom nas micropigmentações e afins.

Qual lado do rosto de cada uma destas mulheres parece mais jovial para vocês? Qual lado tem mais ou menos vitalidade? A meu ver, as sobrancelhas mais pigmentadas passam uma imagem mais com mais energia e viço (a palavra que eu mais uso? rs). O efeito é menos sentido em loiras de baixo contraste, claro, afinal é menos discrepante. Mas mesmo em negras sinto uma bela diferença. E como eu falei lá em cima, não é só questão de “idade”. Além da jovialidade, a sobrancelha mais marcada traz uma energia para o rosto. O mesmo efeito de um blushsaúde” ou um lip balm com cor. 

Isso quer dizer que quanto mais pintada melhor? Claro que não. Mas isso serve de lembrete para ficarmos mais atentas. Principalmente agora, no inverno, quando nossos cabelos ficam naturalmente mais escuros. E se você passar maquiagem, por mais básica que seja, não esqueça de maquiar a sobrancelha também. Afinal a maquiagem vai destacar os demais traços, fazendo a sobrancelha se apagar um pouquinho relativamente. Isso sem contar o efeito da base. 

  1. Pincel 212 | 2. Paleta Benefit | 3. Sombra Carbon | 4. Gel de crescimento Marina Smith | 5. Lipocils | 6. Paleta Quem Disse Berenice? | 7. Paleta Eudora 

Para pintar a sobrancelha eu uso o pincel 212 da MAC com um pouquinho da sombra Carbon bem esfumada. Ela é pretérrima – mas meus fios também. Para qualquer outro humano talvez seja melhor um marrom acinzentado ou bege escuro, rs. De qualquer forma eu recomendo usar produtos em mesmo, que acho que esfumam melhor numa área com pelos. Selecionei algumas opções para quem está na busca ou pelo menos considerando, rs. O que acham?

Beijos,

gabi

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