Consultoria de Imagem

“VERMELHO ME CAI BEM”

20 jun 2017 • por Gabriela Ganem • 5 Comentários

Volta e meia eu me deparo com declarações do tipo “eu sou quente, porque vermelho me cai bem“. Seria maravilhoso se fosse tão simples! Tem pelo menos duas coisas muito erradas com essa frase. A primeira é que não existe só um vermelho. Segundo porque existem vermelhos de tons quentes e frios… Além dos vibrantes e os menos vibrantes, os claros e os escuros.

  vermelho kendall jenner analise cromatica

Ninguém fica bem com todas as versões de uma cor, talvez com a exceção do preto (para quem o tem na cartela). Observe como uma pequena mudança no vermelho da Kendall Jenner, interferem também o tom de pele dela. Eu apenas fiz uns ajustes no vestido e no batom. Ainda assim, ela está de vermelho nas três fotos. Por isso, fica muito difícil uma pessoa determinar a própria coloração a partir de uma afirmação tão genérica. A última versão, a da direita, é um vermelho bem frio, inclusive.

vermelho kendall jenner analise cromatica

Nesta montagem, tudo é vermelho, mas nenhuma cor é igual à outra. Aliás, umas podem até parecer mais claras, mais quentes (etc.) dependendo da cor que estiver ao seu lado, já que elas interagem entre si. No mundo ocidental, no geral, nós nomeamos as cores mais ou menos da mesma forma. Habitualmente, naquelas 12 cores da sua caixa de lápis Faber -Castell. Amarelo, azul, verde, rosa, marrom, laranja… Em outros lugares do mundo, os nomes de cores nem chegam a isso. Tem região e país que só tem 2 com um nome próprio, sabiam?

Todas essas cores são rosa, no nosso vocabulário. Mas para falar em coloração, seria mais apropriado usar a abrangência das nomenclaturas dos esmaltes, rs. Por isso é importante fazer a distinção entre cores e tons de uma cor. Além disso, é importante identificar também as características de cada tom. Por exemplo, o “sou fria porque fico bem de turquesa“. Turquesa, apesar de derivada do azul, não é uma cor fria (via de regra) por conta de um alto percentual de amarelo na composição. Eu mesma, que tenho o “frio” como característica principal, não tenho turquesas na minha cartela. 

Tá achando difícil? E é mesmo. Mas derrubando esses mitos, já começa a ficar mais fácil de assimilar a noção de coloração. E é por conta desta complexidade toda que só dá para determinar uma cartela de cores com precisão fazendo uma Análise Cromática. E a cartela, por sua vez, garante que ninguém vá confundir um vermelho pelo outro… 

Comente Aqui

 
5 Comentários
  1. Florence   ///   21/06/2017 - 04H23

    Eu imaginava isso por conta do rosa. Em mim nunca ficava bem e exclui todas as hipóteses de usar, até que lhe deram algo Rosa que combinava. Juro que um dia você ainda vai fazer a minha análise cromática! Hahaha deixa só eu começar a trabalhar 🙁 (esse povo do Direito sofreee né?)

  2. Gabriela Lopes   ///   21/06/2017 - 09H47

    Juro que há algum tempo eu achava bobeira…mas depois comecei a ler seus posts ainda no outro site e vi que fazia sentido…
    Hoje em dia acho a análise cromática algo tão fundamental quanto o little black dress!
    Sei que parece um serviço caro, mas, para quem puder, vale muito a pena fazer (mesmo que um pacote econômico rsrs).
    E na verdade nem é caro, pois se economiza tanto quando conhecemos mais sobre nossas cores e formas.

  3. Sil   ///   22/06/2017 - 06H42

    Eu sei meu rosa!!!!! Agora o vermelho,pode ser o monitor, mas fiquei na dúvida entre o do meio pelo brilho e o último pq é mais azul(?!). Aliás maldita cor para achar no meu tom em roupa e eu AMO vermelhos! Pelo menos tenho os rosas, turquesas, azuis, verdes e os pretos para me distrair.

    Mas ainda quero meu blazer vermelho! Até aceito um rosa vivo, mas que eu amo cores Navy e meu sonho é a porcaria do blazer vermelho, ainda é! ;D

    Beijos!

  4. Laura   ///   23/06/2017 - 06H50

    Gabi, no clima do seu insta sobre a Emma Watson. Eu tb sou neutra-quente+opaca: outono suave, a coloração mais insuportável da cartela. Serei madrinha em breve e a noiva quer todo mundo de… azul! O que fazer? Todos os azuis parecem muito frios! Só existe turquesa de azul quente? Pq turquesa tá bem difícil de achar. SOS! Por favor, obrigada.

  5. […] como eu já falei antes, dando o exemplo do vermelho, na consultoria de imagem eu não trabalho com cores, mas sim com tons. Ou seja, existem vermelhos […]

Posts Anterior
Próximo Post