Sei que o blog já está com teias de aranha e que todos os dias alguém vem puxar minha orelha (coberta de razão). Não é que eu não acredite no poder do blog ou que não tenha mais paciência para ele… Pelo contrário. Está difícil conseguir tempo para fazer um post como eu gosto, rs. E eu gosto muito! Não sei se notaram mas tenho tentado compensar nas postagens do Instagram e na minha nova coluna do @Advoguettes – já me viram por lá? Só que o blog é o blog e hoje eu resolvi fazer dele uma prioridade. Desativei o whatsapp (peço desculpas a quem estiver me esperando, inclusive), fechei os meios de comunicação e sentei no escritório para fazer um texto completo, como se deve. Espero que apreciem o esforço e que gostem do conteúdo, acima de tudo. E sobre o que eu vou falar hoje? Um dos meus assuntos preferidos, o preto. Afinal, se preto destrói as cores, que cores combinam com preto? A resposta está na própria pergunta… 

Se o preto é inimigo da cor, existem duas soluções para coordená-lo. A primeira é usar elementos sem cor. Como assim? Ora, branco e cinza. Não é à toa que P&B são o grande clássico que são. O grande dilema deste combo é que vocês já sabem que nenhum dos dois são exatamente as cores mais democráticas do mundo. Não só fazem parte de poucas cartelas da Análise Cromática como, juntos, formam o maior contraste do mundo. Ou seja, a menos que você seja de uma cartela de inverno e de alto contraste, talvez não seja uma boa ideia para você. Já o cinza pode ser uma opção mais interessante para a média das pessoas porque faz um contraste mais sutil. 

Já a outra solução é usar o dito cujo com cores que contenham bastante… preto. Pense numa cartela de preto, vinho, uva, roxo escuro, verde escuro, ocre, marinho… Essas cores juntas são harmoniosas porque têm o preto em comum. Mas é bem provável que você vá precisar de mais de uma delas para fazer a harmonia funcionar, nem que seja com um batonzinho a mais. É aquilo que eu vivo dizendo: nada melhor do que o preto para transformar uma cor linda em algo banal. Então você vai precisar caprichar na produção para mostrar que tem um raciocínio estético por trás daquilo, certo? 

Quanto mais escura a cor, mais chances de ela coordenar com preto. Se ela não tiver pelo menos 50% de preto, acho que é melhor se ater aos cinzas e brancos. Ou usar uma outra cor intermediária como “amortecedor” entre elas. Claro que eu estou me referindo a um look com predominância de preto. Se for um lenço ou um pedaço de uma estampa a coisa não é bem assim. Se é uma produção toda colorida com um pedacinho de preto, isso não se aplica. Estou falando de uma peça inteira, pelo menos, rs. Parece difícil mas não é tanto assim:

Lembrando que se você não tem preto na sua cartela (ou suspeita que não tem), melhor manter o preto mais afastado do rosto e deixar as outras cores na área vip – colo, rosto, cabelo, brincos, enfim, o perímetro do rosto. Mais uma vez montei uns looks aqui embaixo para ilustrar melhor o que eu estou falando. Cada um com seus devidos links afiliados embaixo:

Body | Cachecol | Calça flare | Bota | Jaqueta | Bolsa

Colete | Vestido | Blusa | Bota | Bolsa | Meia-Calça

Blazer | Saia | Gola rolê | Bolsa | Scarpin

A ideia é usar versões bem escuras de cada cor, ou pelo menos em uma das cores. Como você une um preto a um amarelo, por exemplo? Fazendo a ponte com um azul marinho, com um vinho ou até mesmo com um branco. O importante é haver um agente neutralizador, rs. Assim fica mais fácil coordenar o preto com cores claras. Eu acho ainda melhor quando são cores análogas. Um roxo com um lilás, por exemplo. Mas isso é assunto para outra pauta… O que acham?

Beijos,

gabi

POSTS RELACIONADOS

  1. Isabela Pinheiro

    26 mar 2019 às 1h51

    Amo preto, mas não está na minha cartela e eu tenho baixo contraste! Hahahaha receita certa para não usar… Geralmente eu uso look total blcak, com um ponto de cor ou de ousadia. Pior ainda?

    Responder
  2. Carol Andrade

    26 mar 2019 às 1h55

    Uau! Demorou mas arrasou no post! Depois de fazer minha análise cromática ( que nao tem preto) aprendi a usar e abusar do marinho, vinho etc e sumi com tudo o que era preto da minha vida! Kkkk
    E nao é que voce com este post me fez olhar pro coitadinho por um novo ângulo?
    Adorei o post! Parabéns Gabi!

    Responder
  3. Gabriella

    26 mar 2019 às 3h25

    Nunca fiz uma análise e fico lendo os seus.posta para ver se chego na conclusão de uma cartela de cores para mim.

    Me sinto muito bem de preto e branco, desconfio estar na minha cartela.

    Sei dizer que sou alto contraste, mas não consegui definir ainda se sou do time das frias ou das quentes. Sei que é possível se neutra, mas como descobrir?

    Responder
  4. Lorenna Araruna

    26 mar 2019 às 3h46

    Nunca tinha lido sobre isso e amei! Achei claro e muito útil!

    Responder
  5. Lorena

    26 mar 2019 às 4h10

    Muito bem explicado. E as figuras ajudaram bastante a ter uma melhor noçao de como trabalhar com o preto.

    Responder
  6. Carolina

    26 mar 2019 às 4h30

    Mesmo falando de preto, você é pura luz, Gabi! Obrigada pelas explicações tão didáticas sempre <3

    Responder
  7. Camila

    26 mar 2019 às 4h57

    Gabi, amei o post! A gente tem enraizada a ideia de que preto “combina com tudo”. Já aprendi que a resposta certa para isso é o azul marinho rs

    Responder
  8. Livia Maris

    26 mar 2019 às 9h55

    Sempre achei que preto pede preto, no sentido de considerar que não são todas as cores que combinam. E é real, fico feliz que essa percepção seja verdadeira (depois de começar a te seguir, problematizo cores o tempo todo, rs). Gostei da ideia de cores “ponte”, muito bem contextualizado. Ótimo post!

    Responder
  9. Ruth

    26 mar 2019 às 10h08

    Gabi .. quero ser as modelos !!!! Amei sou tão invernal que já printei tudo !
    Vinho com preto minha escolha

    Responder
  10. BIANCA BEATRICE NOBREGA MANCIO

    26 mar 2019 às 10h27

    “a menos que vc seja uma cartela de inverno e alto contraste” eu!
    Uma vida toda trabalhada no preto e branco kkkk
    Mas a combinação q mais amei e uso sempre é preto com azul Royal! Amo!
    E agora que adquiri uma sandália branca, sinto que eleva uns 10 níveis de fashionismo o look.
    Faca mais posts Gabi! Bjo!

    Responder
  11. Marina

    26 mar 2019 às 10h30

    Amei o post! Eu sou outubro profundo, então bom saber que as cores que podem mais combinar com as minhas calças pretas estão na minha cartela!

    Responder
  12. Sarah

    26 mar 2019 às 12h23

    Opaaa! Que materia legal! Nunca fiz análise, mas tenho alto contraste, e uma suspeita de ser inverno profundo. Vou aproveitar as dicas. Sempre tive dúvidas na hora de combinar preto e intuitivamente mesclava sempre com cinza e branco. Valeu Gabi!

    Responder
  13. Janaína

    26 mar 2019 às 13h22

    Fiz minha análise a pouco tempo…tudo muito complexo, ainda não tenho segurança! Mas vou chegar lá!

    Responder
  14. Milena

    26 mar 2019 às 13h24

    Só acho que você não pode sumir desse jeito, sua linda! <3 rsrs
    Muito obrigada pelo post excelente, como sempre…que ideia esperta essa de usar roupa preta com cores mais escuras, mesmo pra quem já usa azul marinho no lugar do preto há muito tempo rsrsrs
    Beijo grande, obrigada por tanta informação!

    Responder
  15. Anna Camila de Brito Ferreira

    26 mar 2019 às 14h41

    Que genial!! Depois que vc postou sobre preto matar as cores fiquei meio com receio de usar apesar de ter na minha cartela… Mas realmente é visível como fica belo!
    Poderia ter colocado imagens com as cores de “transição”…

    Responder
  16. Adriana baltar

    26 mar 2019 às 17h00

    Achei interessante demais a combinação do preto com cores mais escuras. Amo preto, mas não sei se combina o contraste comigo. Eu uso e adoro! Amei seu post!

    Responder
  17. Alessandra

    26 mar 2019 às 17h03

    Adoro preto e realmente tenho dificuldade em combinar com outras cores. Gostei de saber que posso ter “ajuda” de outras cores.

    Responder
  18. marina

    26 mar 2019 às 17h17

    eu vivi para ver um post sobre o preto nesse blog! hahaha amei amei!! que sonho saber minha cartela, tento tento, mas me acho indecifrável! hahaha

    Responder
  19. MARIA LUIZA

    26 mar 2019 às 17h39

    Eu nunca gostei de usar preto e ter acessórios pretos. Ninguém nunca me entendeu muito, rs. Mas hoje vejo que quem estava com a razão era eu 😉 Primeiro, porque amo cores, são alegres e expressivas. Segundo, porque recentemente aprendi com você que preto não está na minha cartela (que é quente). De alguma forma, sem nunca ter ouvido de análise cromática, sabia disso instintivamente (o mesmo motivo pelo qual não consigo usar branco, somente off-white). Realmente, quando começamos a observar, o preto não cai bem em todo mundo. Porém, também precisamos ser práticas… quem não tem uma saia preta no armário para tentar combinar com qualquer coisa, quando não podemos ter todas as opções de cores em roupas que queríamos, rs. E esse post é essencial para saber usar as vestimentas pretas com mais elegância. É verdade que tenho uma blusa vinho que fica ótima com a minha saia preta – bem melhor que a blusa vermelha. E agora, sabemos por quê! Afinal, preto com cores com preto em sua composição ajudam, ainda mais para quem tem um contraste médio-baixo. A dica foi ótima e seguimos!

    Responder
    • Sil

      26 mar 2019 às 23h48

      Eu te entendo!!! Embora eu tenha preto e branco, prefiro CORES!!!! Pq cor é muito mais bonito
      Roupa até tenho, mas acessório, tenho poucos. Sapato então… Se puder não ser preto ou marrom mil vezes!

      Beijos!

      Responder
  20. Bruna

    26 mar 2019 às 18h42

    Incrível!! Mas tenho uma dúvida! Funciona usar preto diretamente com uma cor mais clara pra quem tem a cartela de inverno e de alto contraste? Ou mesmo assim émais interessante usar essa técnica que vc explicou?

    Responder
  21. Silvia

    26 mar 2019 às 23h44

    Eu posso sair “cantando vantagem?” “Eu tenho preto E branco E brilho!!!!” Lalalalala!!!! 😉
    Mas aí eu já uso o preto para o oposto, para usar as cores que eu não tenho na minha cartela pq eu NÃO sou fã de preto. Quer dizer, não é que eu não seja fã de preto mas eu acho que tem tantas outras cores mais bonitas. <3 Tipo azul, vermelho e cinza! Para mim são as cores que mais combinam com tudo! Amo!
    Mas é uma dica boa para homens, aliás você podia fazer um post desse para homens, hein? Afinal 99% das camisetas são pretas ou brancas (pq?!) difícil achar CAMISETA para o Erick fora da grande escala de cor. Aliás calça de sarja – que ele usa para trabalhar – tb são pretas ou caqui e o que a gente faz quando ele ODEIA caqui pq passou anos usando caqui e vendo os pais vestindo caqui?! E bem, aqui em casa você sabe que é um boom de camisetas né? E com parceria com a Piticas… 🙂

    Beijos! Saudade das suas postagens

    Responder
  22. Carolina Barcelos de Oliveira

    26 mar 2019 às 23h48

    Oi, Gabi! Não se cobre assim! Faça posts quando puder fazer eles do jeito que você gosta e sinta prazer. Assim, até o conteúdo fica melhor pra gente, feito com carinho e sem pressão. Beijos!!

    Responder
  23. Tereza Gomes

    28 mar 2019 às 11h03

    Não sei qual é a minha cartela, ainda não fiz análise, mas adoro preto! Vou testar essas dicas! Adorei muito o post!

    Responder
  24. Pâmela Le.

    1 abr 2019 às 14h44

    Gabi, amei esse post. Sei que as vezes você demora um pouco para postar algo aqui, mas quando posta é conteúdo de qualidade.

    Responder
  25. Mundo Feminino

    23 abr 2019 às 21h34

    Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂

    Responder
  26. Iara Gimenez

    2 maio 2019 às 9h25

    Excelente conteúdo Gabi! Sou fã do seu blog e insta e te admiro super! Obrigada por compartilhar conhecimento e nos munir de informação! ♥️
    Uma pergunta: qual app tu utiliza pra montagem desses looks? Agradeço se puder informar, obrigada!

    Responder