Eu já falei aqui uma outra vez sobre a importância da nossa aparência no ambiente de trabalho e salário – sobretudo para as mulheres. E ao que parece, as últimas pesquisas vêm apenas corroborando a velha tese do “vista-se para o trabalho que você quer ter”. O Fórum Econômico Mundial publicou um artigo recentemente que reforça tudo o que foi dito até hoje e vai além: não é só a percepção que os outros têm de você que muda com a roupa, mas também o seu desempenho.
Não é nenhuma surpresa para mim, fazendo o que eu faço. Já tive feedbacks assim de algumas clientes. Mulheres que começaram a tomar mais iniciativa no trabalho, a fazer sua voz valer, perderam a timidez. De qualquer forma é sempre bom ter uma validação científica, rs. O que este último artigo aponta é que com uma imagem aprimorada a percepção das pessoas sobre você muda e sua autoconfiança floresce, como é de se esperar. Mas não é só isso… Uma boa produção altera até a nossa maneira de pensar. Parece estranho, mas se vestir melhor interfere na sua habilidade de pensar de forma abstrata. Isso pode resultar numa reflexão mais parecida com a de um CEO do que a de um mero funcionário.
Neste estudo em Yale um grupo foi submetido a um teste de vendas, cada parcela com um tipo de roupa. Em suma, na simulação os que estavam mal vestidos arrecadaram 680 mil dólares e os que estavam vestidos de forma neutra conseguiram 1.58 milhões. Enquanto isso, as pessoas de terno atingiram a marca de 2.1 milhões. É uma diferença enorme! Claro que por si só este estudo não diz muita coisa, mas é mais um que endossa a frase do título do post. Por isso, lembre-se disso na próxima vez que for ao trabalho, a uma entrevista de emprego e afins…
Blusa | Jeans | Mocassim | Blazer | Calça | Scarpin
Mas o quão arrumado é apropriado? Se todos trabalham de bermuda, não faz muito sentido aparecer de tailleur, né? A pesquisa ainda aponta mais uma informação útil: a estratégia é estar um grau acima. Então se todos vão ao trabalho de jeans, vá de jeans e blazer. Se todos vão de jeans e blazer, vá de terno. E por aí vai! Minha sugestão é que os incrementos podem ser ainda um salto, uma maquiagem, um penteado (nada com laquê, só um cuidado extra, rs). Preste atenção nos detalhes e use isso a seu favor! E claro, uma Consultoria de Imagem não faria mal também.
Adorei o post!
Mudei de local de trabalho essa segunda e fiquei meio desanimada, mas a partir de amanhã vou dar uma caprichada!
Obrigada!
Seu blog é ótimo!!
Bjos e sucesso!